Os empresários Wesley e Joesley Batista retornam ao conselho de administração da JBS, uma decisão tomada pelo colegiado nesta terça-feira, 26. Com a inclusão dos irmãos, o conselho da empresa de capital aberto agora conta com 11 integrantes, sendo a maioria deles, sete no total, considerados independentes. Ambos são acionistas controladores da JBS e têm uma longa história dentro da empresa, tendo iniciado suas trajetórias desde a adolescência e ocupado cargos de presidente da companhia.

Os irmãos também são acionistas do grupo J&F, que é proprietário de diversas empresas, incluindo a JBS, Eldorado Brasil Celulose, J&F Mineração, Flora, Âmbar, Banco Original, Picpay e Canal Rural. O grupo, que tem suas raízes em um negócio familiar fundado há 70 anos, teve início com a JBS, que se tornou líder na produção de proteína.

Joesley iniciou sua carreira como gerente na Flora Higiene e Cosméticos aos 16 anos, posteriormente assumindo a liderança de frigoríficos da Friboi em Goiás. Em 2005, tornou-se presidente da JBS e atualmente preside o Instituto J&F, focado em educação.

Por sua vez, Wesley ocupou o cargo de CEO global da JBS por seis anos e anteriormente foi CEO da JBS USA por quatro anos. Durante sua gestão, a empresa realizou importantes aquisições, incluindo a XL Foods no Canadá, a Seara no Brasil, a Cargill Pork nos EUA, a Primo na Austrália e a Moy Park no Reino Unido.

Os irmãos retornam ao Conselho de Administração da JBS sete anos após terem deixado o colegiado, em meio a um acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF). Em 2017, foram detidos sob suspeita de utilização de informações privilegiadas para obtenção de lucro no mercado de ações e de câmbio. Apesar da ampla repercussão do caso, não houve condenações na esfera judicial ou administrativa.

Leia também: