O governo de Goiás, por meio da Secretaria da Economia, anunciou, nesta sexta-feira, 22, o calendário para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2024. A novidade é o desconto de 7% para os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista em janeiro.

A secretária da Economia, Selene Peres Peres Nunes, destacou a importância dessa antecipação com desconto para os contribuintes e esclareceu que este benefício não deve ser confundido com o desconto da Nota Goiana. Neste caso, há um abatimento do valor do imposto quando se realiza compras e informa o número do CPF na nota.

“A antecipação com desconto é boa para o contribuinte e não se confunde com o desconto da Nota Goiana, que é gerada a cada compra de 100 reais com o CPF”, explica Selene Peres. Segundo ela, o desconto é cumulativo. Além disso, para evitar fraudes, o contribuinte recomendou que a emissão do boleto seja feita no site do Detran ou unidades do Vapt-Vupt.

Parcelamento

A partir de 2024, haverá três modalidades de pagamento do IPVA disponíveis. Além da opção de pagamento à vista com desconto em janeiro, os contribuintes podem escolher o parcelamento em até 10 vezes ao longo do ano ou optar pelo pagamento na data de vencimento, em parcela única, sem desconto.

Para os veículos com placas finais 1 e 2, o parcelamento se estende por 9 meses. O novo calendário pode ser consultado no site www.economia.go.gov.br.

Outra novidade para os motoristas é a redução média de 2,78% na tabela Fipe, utilizada pelo governo para determinar o valor venal dos veículos usados. Os boletos, a serem gerados a partir de 1º de janeiro de 2024, podem ser obtidos por meio do aplicativo DetranGO ON, do site (www.detran.go.gov.br) ou retirados em unidades do Vapt Vupt.

Cabe ressaltar que para os veículos com mais de 15 anos de uso há isenção. Assim também para Pessoas com Deficiência (PcD), ônibus ou micro-ônibus de passageiros de turismo ou escolar, bem como para veículos novos adquiridos no ano de sua compra em concessionárias goianas. Além disso, há uma redução da base de cálculo concedida às locadoras de veículos.

Calendário do IPVA | Imagem: Secretaria da Economia
Calendário do IPVA | Imagem: Secretaria da Economia

Leia também: A pedido da Alego, governo pode propor Refis para perdão de juros e multas de empresas na pandemia
Pagamento do IPVA em atraso precisa seguir algumas regras; saiba quais