O mecânico Flávio Luiz de Deus montou a Brasil Auto Center, uma oficina especializada no ramo automotivo em Anápolis, há quase sete anos. De lá para cá, passou por muitas crises de gestão. Ele se atentou que uma das dores das oficinas automotivas é a falta de profissionais qualificados. Assim, ele resolveu arrendar a oficina e criou em escola de cursos e capacitação.

Tudo mudou quando Flávio já fez a transição da Brasil Auto Center para o Instituto Brasil Center (IBC), que proporciona conhecimento para aqueles que queiram melhorar a atuação no segmento. Ele conta fez alguns cursos no Sebrae e que sempre pensou que a aplicação dos saberes em seu negócio. “Quando me vi em um momento de crise, busquei na memória meu aprendizado e comecei do zero. Registrei a empresa, que ainda não tinha CNPJ”, conta.

Benefícios

Entre os benefícios que o IBC proporciona está no aumento de produtividade e lucratividade, qualificação de profissionais, menor rotatividade de colaboradores e redução de custos para as empresas. “Temos uma oficina adequada e equipada para as aulas práticas e teóricas, além de material didático atualizado”, enfatiza.

Os cursos oferecidos pelo IBC são para mecânico, auxiliar de mecânico, eletricista, pintor, preparador, vendedor, consultor técnico, chefe de oficina, orçamentista, estoquista, detalhador e lavador. O IBC oferece ainda para as oficinas consultorias de gestão (precificação, mapeamento de processos), locação de ferramentas, gestão de marketing, palestras e um banco de talentos.

“Conforme vamos qualificando os alunos, montamos um banco de talentos e facilitamos para as oficinas a contratação de profissionais prontos para atuar no mercado”, destaca Flávio. O empresário também oferece certificado digital, vistoria cautelar e um clube de compras.

Para um futuro breve, o empreendedor pretende colocar em funcionamento dois projetos que considera importantes. São eles: o IBC Verde, que irá trabalhar com descarte correto de contaminantes, gerar receita e sustentabilidade; e o IBC Social, em que ações sociais serão promovidas pela comunidade automotiva para ajudar instituições beneficentes do município.

Leia também: