Dona de Starbucks e Subway entra com pedido de recuperação judicial

01 novembro 2023 às 10h01


COMPARTILHAR
A SouthRock Capital apresentou um pedido de recuperação judicial para suas marcas de destaque no setor varejista, incluindo a rede de cafeterias Starbucks e o Eataly, um mercado de produtos premium e restaurantes na cidade de São Paulo. Conforme apuração do jornal Valor Econômico, o montante das dívidas é estimado em R$ 1,8 bilhão.
Keneth Pope, gestor da empresa, contratou a consultoria Galeazzi para conduzir o processo de reestruturação do empreendimento. A rede de restaurantes Subway não foi incluída no pedido de proteção contra credores. A gestora tentou angariar investimento para esse ramo sem êxito, buscando ativamente fundos de situações especiais.
A SouthRock foi fundada em 2015, focando suas atividades no segmento de alimentos e bebidas no Brasil. No país, ela opera a Subway, o Eataly e a Brasil Airport Restaurants (B.A.R.). A Starbucks faz parte do portfólio da gestora desde 2018. A primeira loja da Starbucks no Brasil foi inaugurada em 2006 e, até 2019, operava exclusivamente em São Paulo e Rio de Janeiro. Atualmente, a presença se estende a nove Estados, incluindo a chegada neste ano ao Nordeste, totalizando 190 lojas no Brasil.
A expansão promovida pela gestora foi realizada de maneira desestruturada, e nos últimos meses, as franquias da rede de cafeteria enfrentaram dificuldades para pagar o aluguel de algumas instalações. A presença da Starbucks no Brasil teve início em dezembro de 2006, por meio de uma joint venture com investidores locais. Na época, a empresa no país era controlada pela Cafés Sereia do Brasil, detentora de 51% do negócio, enquanto os americanos possuíam 49%.
Em 2010, o grupo nos Estados Unidos adquiriu o restante da operação, tornando-se proprietário de 100% da Starbucks Brasil Comércio de Cafés. Em 2018, a Starbucks fechou um acordo de licenciamento no país com a SouthRock, envolvendo a venda da operação brasileira à empresa, compreendendo 113 pontos em 17 cidades no país. Em agosto de 2022, a SouthRock adquiriu a operação brasileira da marca italiana Eataly. Desde sua chegada ao país, em 2015, o Eataly abriu apenas uma unidade em São Paulo.
Em comunicado, a SouthRock mencionou que os desafios econômicos resultantes da pandemia, incluindo inflação e altas taxas de juros, impactaram todos os varejistas. A empresa afirmou que está ingressando em uma nova fase que demanda a reestruturação de seus negócios, envolvendo ajustes que incluem a revisão do número de lojas, do calendário de aberturas, alinhamento com fornecedores e demais partes interessadas, além de sua força de trabalho.
Leia também: