A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou que o aumento das taxas de juros está colocando em risco a estabilidade financeira global, exercendo pressão sobre os sistemas econômicos.

“Está claro que os riscos para a estabilidade financeira aumentaram. Em um momento de níveis de endividamento mais altos, a rápida transição de um período prolongado de taxas de juros baixas para taxas muito mais altas necessárias para combater a inflação inevitavelmente cria tensões e vulnerabilidades, como demonstram os eventos recentes no setor bancário de várias economias avançadas”, disse Georgieva o Fórum de Desenvolvimento da China.

De acordo com a líder do FMI, a incerteza no setor econômico é alta no momento, especialmente devido ao risco de fragmentação geoeconômica que poderia levar a um mundo dividido em blocos econômicos rivais.

Recentemente, houve preocupações entre diversos analistas de que o mundo pudesse enfrentar uma nova crise financeira de nível global, após a falência do Silicon Valley Bank (SVB) nos EUA, que provocou a queda de outra instituição financeira americana e a aquisição do Credit Suisse pelo UBS.