Movimentos sociais fazem convocação para relembrar atos golpistas de 8/1

06 janeiro 2024 às 11h38

COMPARTILHAR
Diversos movimentos sociais estão convocando atos para os próximos dias em lembrança dos acontecimentos do dia 8 de janeiro de 2023. Sem se esquecer das invasões ocorridas em Brasília, o objetivo é usar a data para defender a democracia. Diversas capitais e cidades já estão com manifestações marcadas.
Por exemplo, em São Paulo, movimentos sociais e políticos organizam um ato para segunda-feira, 8, no Museu de Arte de São Paulo (Masp). No mesmo dia, em Belo Horizonte, manifestações devem ocorrer na Casa do Jornalista. Já em Brasília será amanhã, domingo, 7, no Eixão Norte.
Outras capitais como Goiânia, Porto Alegre, Recife, João Pessoa e Campo Grande também estão com manifestações agendadas para os próximos dias.
Ato em Goiânia
Com o nome de Ato em Defesa da Democracia, as manifestações em Goiânia ocorrem na segunda-feira, a partir das 9 horas, no Cepal do Setor Sul. A iniciativa é organizada pelo Fórum em Defesa da Democracia.
Invasões em Brasília
No ano passado, apenas uma semana após a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), milhares de manifestantes apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Nos ataques, depredaram diversos prédios públicos, entre eles o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).