Nesta quinta-feira, dia 20 de abril, está previsto um raro evento astronômico que ocorre somente a cada 10 anos: um eclipse solar híbrido. Esse tipo de eclipse é caracterizado pela mudança de aparência que ocorre à medida que a sombra da Lua se move pela superfície da Terra. O Sol poderá ser visto parcial ou totalmente coberto, dependendo da localização do observador. Em decorrência disso, o dia ficará mais escuro do que o habitual.

O próximo eclipse solar híbrido está previsto para acontecer depois de novembro de 2031, segundo o jornal britânico Daily Mail. Já o último, até então, foi avistado em novembro de 2013. Desta vez, o fenômeno poderá ser observado por aqueles que moram em países abaixo da linha do Equador, em especial os moradores da Oceania.

Quem estiver na cidade de Exmouth, na Austrália, ou em East Nusa Tenggara, Kupang e Papua Ocidental, na Indonésia será contemplado com visão total do eclipse.

Já aqueles que estiverem em outras partes da Austrália e da Indonésia, além de Malásia, Filipinas, Papua Nova Guiné, Melanésia e Micronésia poderão assistir o eclipse de forma pacial. Isto é, apenas uma parte do disco solar será coberto pela Lua.

O Observatório Real de Greenwich, mais conhecido como Old Royal Observatory, explica que um eclipse solar ocorre quando a Lua se encontra entre a Terra e o Sol, obscurecendo a luz solar e lançando uma sombra sobre o planeta Terra.