A pescaria é uma arte que exige paciência e muita resiliência. Por vezes, as pescarias são marcadas por acampamentos improvisados, ausência de infraestrutura como energia elétrica e repleta de problemas como mosquitos, insetos e animais silvestres. Mas se engana quem acha que uma boa pescaria tem de ser sinônimo de sofrimento. Os clubes de pesca e lagos em Goiás podem ser um boa alternativa para quem quer pescar com mais tranquilidade.

Para você que ainda não conhece algum desses pesqueiros, é uma boa opção para entender cada lago e saber que tipo de equipamento vai precisar usar para fazer bons arremessos. Confira:

Clube de Pesca Lago Verde – Goiânia, Goiás

O Lago Verde tem um lago relativamente grande, mas a média de arremessos varia de 25m a 35m, das margens até o meio do lago. Arremessos usados principalmente na pescaria de boias cevadeiras, já que no estilo goiano, os arremessos são bem mais curtos, variando de 3 a 20m de distância.

Clube de Pesca Engenho Velho – Trindade, Goiás

O Engenho tem um lago que ultrapassa os 100m de largura e comprimento. Para atingir o meio do lago será necessário fazer arremessos entre 50 e 60metros. A pesca de cevadeira é feita no meio do lago com ações o tempo todo, mas a maioria dos maiores tambas comem de 20 a 30metros de distância da margem. Para o estilo goiano, em cada ponto do lago o peixe come em uma determinada distância, 20, 30, 40metros.

Clube de Pesca 3 Ilhas – Goiânia, Goiás

O Três Ilhas tem um lago com mais de 250m de comprimento e a largura entre 75m e 85m, desta forma, os arremessos variam de 30 a 40metros nas partes mais abertas ou em frente as ilhas. No meio do lago concentra-se a pescaria com cevadeiras, já o estilo goiano pratica-se de 10 a 30metros, onde se tem uma boa atividade de grandes peixes.

Clube de Pesca Oliveira – Trindade, Goiás

O Lago do Oliveira é praticamente um quadradão onde não se pode pescar nas laterais, o que facilita muito os arremessos no meio do lago sem cruzar linhas. Arremessos na média de 35metros é o suficiente para chegar ao meio, onde irá fazer uma ótima pescaria de cevadeira, Já no estilo goiano, as duas laterais são bem produtivas com arremessos de 15 a 25metros.

Clube de Pesca Paraíso Verde – Campo Limpo de Goiás, Goiás

O Paraíso Verde apesar da fama tem um lago mediano, mas com uma concentração absurda de grandes exemplares. Arremessos de 30 a 40metros são suficientes para se chegar ao meio do lago onde é feita a pescaria de cevadeiras. Para o estilo goiano, os arremessos variam de 10 a 30 metros, onde se tem maior resultado.

Arca Parque – Trindade, Goiás

O Arca tem um super lago que passa dos 200m de comprimento tendo a parte mais larga com 100m, ou seja, é preciso ter muita linha na carretilha. Os tambas no estilo goiano comem de 3 a 30m, mas no decorrer do dia, a cevadeira de 40 a 80m pode fazer a diferença na sua pescaria.

Hotel Fazenda Point da Pesca Corumbá – Sto. Antônio do Descoberto, Goiás

O Point tem a pesca esportiva em dois lagos: Lago de cima e o Lago debaixo. O Lago de cima, um pouco menor, requer arremessos no máximo de 20 a 25metros para atingir o meio do lago, local onde os tambas comem na cevadeira ou no estilo goiano. Já o lago debaixo, um pouco maior, no comprimento. Pode-se fazer o mesmo tipo de pescaria, com arremessos de 20 a 30 metros da margem.

Clube Pescar – Luziânia, Goiás

O famoso Clube Pescar tem os 2 lagos para a prática da pesca esportiva. O lago menor, onde estão as suítes, você tranquilamente faz uma boa pescaria com arremessos de 25 a 30m, mas os grandes peixes comem antes, com 8, 10, 12metros da margem. Já o gigantesco lagão do Pescar, tem 300m de comprimento e 86m de largura. Arremessos de 40 a 45m são suficientes para chegar ao meio do lago, local onde as pirararas também comem muito bem.

Clube de Pesca Recanto da Matrinchã – Goianira, Goiás

O Recanto da Matrinchã tem dois lagos esportivos, mas o maior deles é onde se concentra os grandes peixes. Um lago com mais de 100m de comprimento e a média de 40 a 45m de largura, ou seja, arremessos de 20 a 22m chegam ao meio do lago, local das cevadeiras e para o estilo goiano.

Pesque Pague do DIM – Jaraguá, Goiás

O Lago esportivo do DIM tem na média 45x60m, pescando apenas nas duas margens com arremessos de 20 a 23metros, onde os grandes peixes comem muito bem na cevadeira e no estilo goiano, apesar que nas duas laterais, o peixe pode comer bem de 5 a 10m.

Clube de Pesca e Pesque Pague Esmeralda – Goiânia, Goiás

O Esmeralda tem um pequeno lago esportivo onde habitam tambas gigantes. O Pequeno lago de 20×40 tem surpresas. Com arremessos de 10 a 13m você já chega no meio do lago, mas uma dica é fazer sua pescaria de 2 a 5 metros da margem no estilo goiano.

Clube de Pesca Água Verde – Aparecida de Goiânia, Goiás

O Água Verde tem um lago de pequenas proporções mas com uma grande quantidade de peixes. Em toda sua extensão, arremessos de 14 a 16m chegam ao meio do lago, onde a maioria dos peixes se alimentam muito bem, principalmente no estilo goiano.

Pesque e Pague do Nadir – Aparecida de Goiânia, Goiás

O Nadir tem alguns lagos para a pesca esportiva e kilo, mas o maior e principal é um bom lago na média de 80x80m. Arremessos de 30 a 40m são suficientes para chegar ao meio do lago, mas no estilo goiano, os peixes podem comer bem antes disso.

Clube de Pesca Poço dos Pintados – Hidrolândia, Goiás

O Poço dos Pintados tem o lago esportivo na média de 70×50, onde arremessos de 25 a 30m chegam ao meio do lago, onde se concentram a maioria dos peixes. No estilo goiano e mais perto das laterais, o peixe pode comer mais perto.

Clube de Pesca Piracema – Guapó, Goiás

O Piracema tem um grande lago esportivo, mas arremessos na média de 25 a 35m são suficientes para você fazer uma boa pescaria, principalmente na cevadeira, no meio do lago, onde os tambas comem muito bem.

Pesque Pague Taguatinga – Taguatinga, DF

O Taguatinga tem um lago em formato bem diferente, mas onde você consegue fazer uma ótima pescaria tanto na cevadeira quanto no estilo goiano. Arremessos na média de 14 a 20m chegam no meio do lago, onde facilmente sobe muito peixe.

Silvestre Park – Rio Verde, Goiás

Um dos maiores lagos de Goiás, o esportivo do Silvestre tem mais de 220m de comprimento e 158m de largura na barragem, ou seja, o local perfeito para uma boa zerada na carretilha. No começo do dia e a tarde, arremessos de 15 a 20m pode dar bom resultado, mas no decorrer do dia, vai ter que procurar o peixe no meio do lago com arremessos de 50 a 60m, ou na margem oposta com arremessos de 80m em média.

Pesqueiro Eco Pesca – Rio Quente, Goiás

O Lago do Eco Pesca tem um formato bem interessante, onde se pesca na parte da frente de barranco, deixando a parte sinuosa apenas para a pesca embarcada. A distância dos arremessos varia muito de acordo com o local que você irá pescar, que pode variar de 20 a 50m. O peixe come bem no meio do lago, ou n margem oposta onde não se pesca.

Pesque Pague Mangueira – Rio Verde, Goiás

O Mangueira conta com um único lago esportivo na média de 50x100m. Arremessos com 25m você chega ao meio do lago, mas em muitos momentos o peixe irá comer na margem oposta com arremessos de 40 a 45m.

Estância Resende – Nova Veneza, Goiás

O Lago do Estância Resende tem pequenas pra médias proporções, com arremessos de 15 a 20m chega-se ao meio do lago, onde se concentram a maior parte dos peixes.

Nativos Pesca Esportiva – Anápolis, Goiás

O Lago do Nativos é de bom tamanho e o diferencial é a famosa ilha, abrigo dos grandes peixes. Arremessos de 10 a 30m no decorrer do lago chegam ao meio. Para pescar próximo a ilha, arremessos de 10 a 35m são suficiente, dependendo do lugar que você ficar.

Pesque Pague Igrejinha da Serra – Rio Verde, Goiás

O Lago esportivo do Igrejinha também tem um ilha, abrigo de grandes peixes e adrenalina total depois de ter fisgado seu peixe. Arremessos de 25 a 30m são suficientes para você fazer uma excelente pescaria.

Pesque Pague Kanibal – Senador Canedo, Goiás

O pequeno lago do Kanibal, creio ser um dos menores lagos de Goiás, abriga grandes exemplares de tambas e pintados. Um lago na média de 18×30, você faz uma tranquila pescaria com arremessos de 9m para chegar no meio do lago. Um pequeno lago que surpreende.

Pesque Pague Olhos d’água – Brazabrantes, Goiás

Mais um lago bem pequeno que surpreende quando você começa a pescar. Com apenas 15m de largura e 40 de comprimento, você fará uma ótima pescaria no meio do lago arremessando 8m ou na margem oposta arremessando 13 a 14m. O resultado é surpreendente.

Clube de Pesca Santa Bárbara – Nova Veneza, Goiás

Um lago pequeno mas com boas proporções para uma ótima pescaria, com arremessos de 14 a 16m você atinge o meio do lago, local onde os peixes normalmente sobem bem. Arremessos mais curtos ao redor da “ilha” são válidos.

Pesqueiro Tio Chico – Formosa, Goiás

O médio lago do Tio Chico é o paraíso dos tambaquis. Arremessos de 20 a 25metros chegam ao meio do lago, mas os grandes tambaquis comem de 5 a 15m do barranco.

Clube de Pesca Lírios do Campo – Anápolis, Goiás

O pequeno lago do Lírios, ainda conta com uma grande ilha, com isso, arremessos de 10 a 17m são mais do que suficientes para você fazer uma boa pescaria.

Pesk Pag dos Amigos – Caldas Novas, Goiás

O grande lago esportivo do Amigos requer arremessos de 20 a 60m, dependendo de onde você ficar.

Pesque Pague Recando do S – Goianápolis, Goiás

O grande lago do Recanto do S, apesar de ser estreito, tem mais de 160m de comprimento, e como não se pesca na margem oposta, os peixes se concentram mais depois do meio do lago. Arremessos de 24 a 30m são adequados para um bom resultado.

Hotel Fazenda Águas Claras – Guapó, Goiás

Um gigantesco lago esportivo com mais de 380 metros de comprimento. A largura varia de 60 a 90m e como não se pesca na margem oposta, a concentração dos peixes é sempre depois do meio até a margem. Com isso seus arremessos tem que variar de 40 a 70m, mas o ideal seria chega em 85m. Cuidado com as zeradas.

Pesque e Pague 7 Poços – Aragoiânia, Goiás

Um lago simples, sem muita estrutura mas de bom tamanho e com muito peixe. Arremessos de 15 a 25m garantem uma ótima pescaria.

Pesqueiro do Vale – Jaraguá, Goiás

Um lago mediano com muito peixe. Arremessos de 25 a 28m garante a você uma pescaria de cansar os braços.

Pesque Pague Tambaqui – Rialma, Goiás

Um grande lago esportivo com muito, mas muito peixe, arremessos de 35 a 42m você chega ao meio do lago, mas pescando de 1 a 10m você já garante sua pescaria.

Cia. do Peixe – Cidade Ocidental, DF/GO

Entre dezenas de lagos, o único lago esportivo abriga uma grande quantidade de verdes. A pescaria no meio do lago ou na margem oposta é bem produtiva. Arremessos variando de 10 a 29m garante a você sucesso na pescaria, tanto na cevadeira ou no estilo goiano.

Clube de Pesca Rio Canastra (Recanto do Pirarucu) – Itapuranga, Goiás

O pesqueiro conta com 2 lagos para a pesca esportiva, ambos com exemplares gigantes. Apesar do tamanho gigantesco do lago. Nos dois, arremessos de 35 a 40m são suficientes para chegar ao meio do lago.

Pesque Pague Clube do Sítio – Morrinhos, Goiás

Mais um super lago com mais de 350m de comprimento. Mas 2 ilhas e uma passarela impedem arremessos longos. De 12 a 30 metros serão os arremessos. Somente perto da barragem que possibilita arremessos maiores.

Rancho Macaúba – Nerópolis, Goiás

Um lago em formato de ferradura, local ideal pra acampar, fazer churrasco e pescar. Arremessos curtos de 10 a 18m são perfeitos para chegar ao meio do lago.

Estância Ventura – Trindade, Goiás

Um lugar muito bonito e com 7 lagos para a pesca esportiva. Lagos esses recheados de Tambaquis, porém todos os lagos são pequenos, com arremessos de 9 a 14m. Somente um dos lagos que você consegue arremessar até uns 25m. Lugar bom de pegar o seu tambaqui.

*Com informações do portal Pesca e Turismo.