Vereador diz que viaduto do Daia pode oferecer risco de acidente
29 novembro 2014 às 10h53
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Projetado para colocar fim em um dos maiores pontos de estrangulamento no trânsito de Anápolis, o viaduto no trevo de acesso ao Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia) significou um grande benefício para quem transita pela BR-060 e, principalmente, para os moradores do munícipio. Entretanto, segundo o vereador Jakson Charles (PSB), na última semana, o viaduto, inaugurado no mês passado, teve que ser interditado por alguns dias para “reparos”.
De acordo com pessebista, o asfalto da obra, que levou 18 meses para ser construída e custou cerca de R$ 28 milhões aos cofres públicos, sofreu com o calor e com a carga pesada dos veículos de grande porte. “Por isso, corre o risco de provocar algum acidente.” Ele informa ainda que foi percebido também uma ondulação no asfalto. “Vejo que a culpa desses problemas é da empreiteira e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Denit) que não fiscalizou. Agora, os reparos estão sendo feito sem custo nenhum, pois está garantido no seguro da obra”, afirmou Jakson Charles.
Na sexta-feira, 28, depois de entrevista concedida ao Jornal Opção, o vereador voltou ao local e percebeu que o trânsito estava fluindo normalmente. “Nesta semana, o viaduto ficou fechado e a previsão era de que voltaria somente no final da primeira semana de dezembro. Certamente, os reparos foram feitos. É que eu acredito e espero”, disse à reportagem.
Histórico
O viaduto foi entregue aos anapolinos depois de mais de quatro anos do lançamento do primeiro processo licitatório. Em 2010, o Ministério Público Federal (MPF) apontou um superfaturamento de R$ 10 milhões. Em 2012, outra licitação foi lançada e os serviços só se iniciaram em abril do ano passado.
Em maio deste ano, com os infortúnios causados pelo longo período de duração da obra, como congestionamentos frequentes, desvios e acidentes com morte, Jakson Charles resolveu ir a Brasília para conversar diretamente com o então diretor-geral do Dnit, Jorge Ernesto Fraxe, para pedir celeridade na construção. Cinco meses depois a obra foi entregue.
Atualmente, cerca de 25 mil veículos trafegam diariamente no local, e a movimentação de caminhões é intensa. Com 460 metros de comprimento e 20,6 metros de largura, o viaduto conta com duas faixas de rolamento em cada sentido. A estrutura separou o tráfego de longa distância do local, permitindo, assim, mais agilidade e (segurança?) nos deslocamentos.