Paul McCartney, Frank Sinatra e Elvis Presley se encantaram com o brasileiro Sérgio Mendes
07 setembro 2024 às 09h53
COMPARTILHAR
O jornalista Nelson Motta escreveu o livro “As Sete vidas de Nelson Motta” e dedicou algumas páginas para falar sobre o sucesso do músico Sérgio Mendes nos Estados Unidos tocando música dos Beatles em versão Bossa Nova. Enquanto lia seu livro, deixei meu celular por perto para pesquisar as músicas que ele citava em cada página.
Ao falar sobre Sérgio Mendes, Nelson Motta falou da versão que ele fez para “The fool on the hill” dos Beatles. Na mesma hora a procurei no Spotify. Ficou maravilhosa. Paul McCartney lhe escreveu uma carta elogiando a versão. “Day Triper” também ficou muito boa em ritmo bossa novista. A guitarra dos Beatles que lembrava a guitarra dos Rolling Stones em “Satisfaction” foi substituída por uma versão mais leve tão característica da música brasileira.
Sergio Mendes participou do show no Carnegie Hall, em Nova York, em 1962, que apresentou o som da Bossa Nova para o mundo. Ele foi ficou mais tempo por lá do que por aqui até se mudar definitivamente dois anos depois. As coisas estavam difíceis no Brasil depois que os militares tomaram o poder. Sua música encantou outros artistas como Tom Jones e Frank Sinatra. Mendes contribuiu bastante para a popularização da Bossa Nova nos Estados Unidos por meio de parcerias com outros artistas e se apresentando na televisão. Mendes foi o terceiro brasileiro a encontrar Elvis Presley. Foi em 1971. Os outros dois foram Caubi Peixoto e Levy Eversong. No YouTube podemos encontrar muitos vídeos mostrando Sérgio Mendes tocando seu piano. Pena que o encontro dele com o Rei do Rock só foi registrado em foto. Como seria bom ouvir Elvis cantando e Mendes ao piano.
Em 1997, ele fez a trilha de abertura da novela das 8, “A Indomada”. A batucada misturada com o coro repetindo a palavra “Maracatu” casou bem com as imagens da atriz Maria Fernanda Cândido correndo e se livrando dos obstáculos que apareciam pela frente. Outro sucesso de Sérgio Mendes foi a nova versão de “Mais que nada”, gravada em 2006 para a trilha de abertura do programa “Estrelas”, da Rede Globo e apresentado pela Angélica, e que contou com a participação do grupo norte-americano “Black Eyed Peas”. A música de Sérgio Mendes começou a encantar as novas gerações. Infelizmente hoje, dia 06 de setembro de 2024, recebemos a notícia do seu falecimento nos Estados Unidos, país que o acolheu e se encantou com seu jeito tocar bossa nova. Foi lá que Sérgio Mendes se tornou o embaixador da Bossa Nova.