Getúlio Vargas acabou com a República Velha e com a era dos presidentes barbudos
03 novembro 2023 às 09h28
COMPARTILHAR
Um dia muito triste para o barbeiro do Palácio do Catete. Acabou-se o tempo dos presidentes barbudos. De Deodoro da Fonseca a Washington Luís, todos tinham pelos no rosto. O fim da República Velha foi o fim da era da barba, bigode e cavanhaque. A Revolução de 1930 não apenas varreu as oligarquias como também os barbudos do Catete.
Getúlio Vargas veio de São Borja, no Rio Grande do Sul, para o Rio de Janeiro assumir a chefia do Governo Provisório. Sua posse foi em 3 de novembro de 1930 e ele se tornou o primeiro Presidente barbeado da nossa história. Abriam-se as cortinas para uma nova era. Vargas inaugurava seu governo que, como o próprio nome diz, deveria ter data para terminar. Mas, o que era provisório virou permanente. Foram quinze anos governando o Brasil.
Em cada Estado, Vargas nomeou interventores federais. Aqui em Goiás, Pedro Ludovico Teixeira foi o escolhido. Bem que o Governo Provisório tentou ajudar os cafeicultores em crise, mas depois começou a investir na indústria de base. A Marcha para o Oeste buscava unir o litoral com o sertão brasileiro. Só não tinha Constituição, o que deixou os paulistas de cabelo em pé e de arma na mão.
O Brasil começou a mudar igual o rosto do presidente, sem barba, nem bigode e muito menos cavanhaque.