Os democratas voltaram à Casa Branca. O jovem John Kennedy foi eleito Presidente dos Estados Unidos em 8 de novembro de 1960. Ele derrotou o candidato republicano Richard Nixon. A Revista Manchete, edição 449, anunciava o novo presidente como o “novo Roosevelt” e “o JK dos EUA”. John Kennedy, com 43 anos, se tornou o mais jovem morador da Casa Branca.

Kennedy foi eleito em um momento complicado, quando a Guerra Fria estava esquentando. A Cuba de Fidel Castro e Ernesto Che Guevara se tornou comunista. A ilha seria uma pedra no sapato de Kennedy. Outro campo de disputa entre norte-americanos e soviéticos foi a corrida espacial. Qual superpotência dominaria o espaço?

A eleição de Kennedy marcou um fato inédito na história dos Estados Unidos. Pela primeira vez, um presidente católico na Casa Branca. Em 1963, Kennedy visitou o Vaticano e todo mundo ficou de olho se ele beijaria o anel do pescador de Paulo VI. Se fizesse isso, Kennedy daria a impressão de subserviência à Igreja. Em uma Guerra Fria, isso era tudo que os norte-americanos não queriam. A saudação entre dois foi um simples aperto de mão.

Os anos 1960, os anos da juventude no poder, começavam com o sorriso de John Kennedy e o charme de sua bela esposa Jacqueline. Pena que o novo sonho americano inaugurado com a sua eleição tenha durado tão pouco.