Euler de França Belém
Euler de França Belém

Tite é o técnico ideal pra seleção brasileira mas, se tratado como salvador da pátria, sairá queimado

Mesmo um treinador competente precisa de tempo para organizar um time que, além de competitivo, joga bonito

durante o treino de reconhecimento esta tarde no Estadio Defensores del Chaco. O proximo jogo da equipe sera amanha, quarta-feira, dia 09/03 contra o Cerro Porteno/Paraguai no Estadio Defensores del Chaco, valido pela fase de classificação da Copa Libertadores da America 2016. Juiz:  - Sao Paulo / SP - Brasil - 08/03/2016. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Tite: o técnico sabe montar um time eficiente e competitivo e reforçar a estima dos jogadores

O Brasil tem dois técnicos que entendem de fato de futebol: Muricy Ramalho e Tite. Ambos conseguem, com jogadores medianos, organizar times competitivos e vencedores. O primeiro fez isto no Santos e o segundo, no Corinthians.

Dados seus problemas de saúde, é provável que Muricy não treine a Seleção Brasileira. É uma pena, pois este Telê Santana mignon, quem sabe, é o técnico ideal. Há técnicos que gostam de montar times para competir, para classificá-los. Muricy organiza-os para ganhar títulos e mostrar futebol produtivo e, quando possível, bonito.

Tite, o novo técnico da eleição, aproxima-se de Muricy em termos de qualidade. No Corinthians, com times apenas razoáveis, conquistou títulos. Seu segredo é, mesmo mantendo a autoridade, lidar bem com os jogadores e saber, como poucos, reforçar a estima deles. Fica-se com a impressão de que Tite “entra” na cabeça dos jogadores do time que dirige.
Técnico vitorioso em times, Tite dará certo na seleção? É provável que sim. É muito superior a Dunga e lida de maneira mais flexível com os jogadores. Sabe respeitá-los e se fazer respeitado. No momento, com Muricy frequentando hospitais, é a melhor pedida. Não há outra.

Mas, se o brasileiro tratar Tite como salvador da pátria, se o técnico não tiver tempo para reorganizar a seleção, para formar jogadores para a (e de) seleção, logo estará sendo execrado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.