Euler de França Belém
Euler de França Belém

Editora Planeta do Brasil lança livro de Rosangela Moro sobre Sergio Moro

“Moro e Bolsonaro não têm nada em comum. Hoje acho até que, quando juntos, sequer tinham assuntos para conversar além das pautas palacianas”

Numa entrevista à revista “Veja”, o Nobel de Literatura Mario Vargas Llosa fez elogios rasgados ao ex-magistrado Sergio Fernando Moro, a verdadeira alma da Lava Jato. Como a operação não foi seletiva, processando e condenando gente da esquerda, da direita e do mais alto PIB do país, o ex-juiz passou a desagradar amplos setores da sociedade, que se irmanam — uns sem o menor grau de consciência — nas críticas ao ex-ministro da Justiça. Quem nunca se interessou pelo Estado de Direito de repente se tornou seu defensor… É a tal República do Cinismo.

Decente e competente, o imenso e ingente trabalho de Sergio Moro será reconhecido mais à frente, quando as paixões esfriarem ao menos um pouco. De alguma maneira, ele contribuiu para uma certa limpeza da política e do meio empresarial do país. Ao se integrar ao governo de Jair Messias Bolsonaro, na esperança de ajustar ainda mais o país à legalidade, o ex-magistrado deu material de primeira aos seus críticos. Na verdade, a crítica à associação com Bolsonaro, da qual se livrou em boa hora, é tão-somente um pretexto para atacá-lo. O Sergio Moro que não perdoam, os imperdoáveis, é outro: é o que pôs políticos e empresários na cadeia, sem discriminação ideológica ou financeira.

Sergio Moro e Rosangela Moro | Foto: Reprodução

Sergio Moro precisa de um livro mais alentado que, explicando o país, ajude a explicá-lo. Enquanto não sai um livro mais amplo, certamente uma boa pedida é “Os Dias Mais Intensos — Uma História Pessoal de Sergio Moro” (Planeta do Brasil, 152 páginas), escrito por sua mulher, Rosangela Moro. No site da Livraria Travessa informa-se que a obra será lançada no dia 14 de dezembro, numa segunda-feira. Será, por certo, um grande presente de Natal.

O ex-juiz pertence ao mundo dos que querem fazer as coisas certas, que avaliam que a legalidade deve prevalecer. Talvez não tenha o realismo necessário para adaptar-se ao mundo das raposas políticas. O fato de ter colaborado para derrubar pilastras “seculares” do poder no Brasil por certo não será perdoado.

Leia a sinopse da editora Planeta do Brasil

“Rosangela e Sergio Moro se conheceram nas salas de aula: ele, professor rigoroso que punia as faltas; ela, aluna que se sentia injustiçada. Reencontraram-se pouco depois da formatura de Rosangela e estão juntos desde então. São mais de vinte anos de casamento, dois filhos e inúmeros momentos difíceis vividos pela família em função da carreira do ex-ministro.

“Em ‘Os Dias Mais Intensos’, Rosangela abre o coração e recorda situações que preferiria esquecer. Afinal, a família precisa de proteção especial desde os tempos em que o então juiz ia atrás de traficantes de drogas. Em uma narrativa emocionante, ela conta alguns momentos marcantes da Operação Lava Jato como o dia em que Lula foi preso e a notícia do vazamento do telefonema entre o ex-presidente e a então presidente Dilma.

“No capítulo ‘Tchau querida’, descobrimos que Moro estava jogando basquete com os filhos enquanto o Brasil parava na frente da televisão. ‘Ele toma Morotril’, diz Rosangela, referindo-se à calma do marido.

“Tensa, mesmo, foi a passagem do então juiz no governo de Jair Bolsonaro. Como ministro da Justiça e da Segurança Pública, Moro acumulou frustações e frituras, relembradas em detalhes por Rosangela. Em um primeiro momento, ela achava que Bolsonaro poderia ser o regente de uma orquestra em que o marido e os demais ministros atuariam. ‘Mas Moro e Bolsonaro não têm nada em comum. Hoje acho até que, quando juntos, sequer tinham assuntos para conversar além das pautas palacianas.’ Os dias mais intensos oferece um olhar privilegiado sobre a história de um dos personagens mais importantes do Brasil, alguém que foi fundamental na luta contra a corrupção e teve a coragem de enfrentar empresários todo-poderosos e políticos de esquerda e de direita.”

Uma resposta para “Editora Planeta do Brasil lança livro de Rosangela Moro sobre Sergio Moro”

  1. RIO DE JANEIRO. 18 DE NOVEMBRO DE 2021.

    PRESIDENTE SERGIO MORO..

    DESDE O FIM DA DITADURA.
    COM INICIO DA REDEMOCRATIZACAO O BRASIL E O POVO BRASILEIRO VEEM PASSANDO POR UM GRAVISSIMO PROCESSO DE DEGRADACAO SOB TODOS OS ASPECTOS.

    MORAL
    ECONOMICO
    FINANCEIRO
    POLITICO
    DESIGUALDADE SOCIAL.
    DIREITOS SOCIAIS

    O QUE SE INSTALOU NO BRASIL FOI UM FORTE E CRESCENTE MOVIMENTO DE DESTRUICAO.
    FERNANDO COLLOR QUE ALEM DE OUTRAS CRISES ACABOU COM A POUPANCA E AUTO ESTIMA DAS FAMILIAS BRASILEIRAS.

    JOSE SARNEY QUE ASSUMIU A PRESIDENCIA SEM TER GANHO 01 SO VOTO. CONDUZIU O PAIS AO MAIS ELEVADO PROCESSO INFLACIONARIO.
    LUIZ INACIO LULA DA SILVA QUE ENVOLVEU INSTITUICOES PUBLICAS E PRIVADAS EM CORRUPCAO GENERALIZADA , ORGANIZACOES CRIMINOSAS QUE SE ESTENDERAM PELOS 05 CONTINENTES COM SUAS ATIVIDADES LONGAMANOS.
    DILMA RIUSSEFF QUE EM CONTINUIDADE POR SUAS CONDUTAS ADMINISTRATIVAS IMPROPRIAS SOFREU PROCESSO DE IMPEACHTMENT .

    MICHEL TEMER COM SUA BREVE PASSAGEM TAMPAO PELO PLANALTO PROTAGONIZOU OS MAIS LAMENTAVEIS DIALOGOS DE POROES DO PALACIO DA ALVORADA AO RECEBER NA CALADA DA MADRUGADA PARA TRATAR DE SUBORNO.. PROPINA. PREVARICANDO E DEIXANDO DE DAR VOZ DE PRISAO DIANTE DA OFERTA DE SUBORNO DO EMPRESARIO DA JBS JOESLEY BATISTA.

    EM 2018.. EM VIRTUDE DO REGISTRO DE NASCIMENTO
    POR CAUSA DO NOME SE INSURGINDO COMO MESSIAS E ELEITO E ALCADO A PRESIDENCIA JAIR MESSIAS BOLSONARO.

    O MESSIAS DO CAPETA… DO LUCIFER. CONTRARIOU E TRAIU TODAS AS PROPOSTAS ELEITORAIS.

    FOI E CONTINUA EM FRANCA ATIVIDADE O MAIS NEFASTO E PREJUDICIAL GOVERNO FEDERAL
    DIVERSOS PROCESSOS TRANSITAM EM TODAS AS ESFERAS NO CONGRESSO NACIONAL PELAS MAIS DIVERSAS MODALIDADES CRIMINOSAS QUE PERCORREM TODO O CODIGO PENAL.. COMISSOES DE ETICA DA CAMARA DOS DEPUTADOS.. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.
    OUTROS PROCEDIMENTOS FORAM ENCAMINHADOS AO TRIBUNAL PENAL CRIMINAL DE HAIA. NA HOLANDA.
    POR CRIMES CONTRA A HUMANIDADE.
    SAO MAIS DE 600 MIL MORTES CAUSADAS POR SUA EXCLUSIVA INCOMPETENCIA.. OMISSAO. SUPER FATURAMENTO.. CURANDEIRISMO. FALSIFICACAO DE DOCUMENTOS PUBLICOS… ENTRE OUTROS.

    E O MAIS GRAVE E DECEPCIONANTE.
    A TOTAL FALTA DE PATRIOTISMO.
    DE AMOR A PATRIA.
    O VERDADEIRO AMOR NAO E SOMENTE DE FALAR.

    MAS PRINCIPALMENTE EM DEMONSTRAR

    PRATICANDO ACOES SERIAS DE HONESTIDADE.
    DEFENDENDO SUAS DIVISAS
    SUA ECONOMIA.
    ESTIMULANDO INDUSTRIA.. INSTALACAO DE MULTI NACIONAIS.
    PROPORCIONANDO A GERACAO DE EMPREGOS. AUMENTO E GIRO DO CAPITAL
    EVITANDO A EVASAO DA INDUSTRIA
    PROCESSO INFLACIONARIO.
    NAO PRATICANDO E EVITANDO A CORRUPCAO.
    DESVIO DO ERARIO
    PUBLICO..

    PRESIDENTE SERGIO MORO.

    O BRASIL E SEU POVO. CHEGARAM AO FUNDO DO POCO.

    NAO EXISTE BRASILIDADE.
    PERDERAM A AUTO. SO LHE RESTA A BAIXA ESTIMA.
    DE RESIDIR EM UM BRASIL DESTRUIDO PELA CORRUPCAO.
    SEM HONESTIDADE
    SEM CREDIBILIDADE. TRANSPARENCIA…
    SEM VALORES MORAIS. SEM ETICA…
    SEM RUMO TAL QUAL ROLHA EM ALTO MAR. AO SABOR DOS VENTOS.. A DERIVA… E SEM PRUMO GERIDO E ADMINISTRADO POR UM MENTECAPTO. MENTIROSO.. CINICO.. SEM CARATER.. MORAL.. DESACREDITADO E ENVOLVIDO NAS MAIS DIVERSAS ACOES E ILEGALIDADES CRIMINOSAS.
    MILICIA… EXECUCAO.. DESVIO E SAQUES AO ERARIO PUBLICO… ETC.

    PRECISAMOS E NECESSITAMOS RESTABELECER E RECUPERAR NOSSOS PRINCIPIOS.. VALORES MORAIS.. ETICOS…
    ECONOMIA..
    GERACAO DE
    EMPREGOS E RENDA..

    DOUTOR SERGIO MORO..

    O BRASIL E O POVO URGEM POR UM PAIS J U S T O. EQUANIME.

    O POVO PERDEU A CREDIBILIDADE NA POLITICA.
    OS POLITICOS NAO MAIS SAO MERECEDORES DE CONFIANCA. DE NENHUM CREDITO.
    ESGOTARAM.SE TODAS AS FICHAS

    AS PROPOSTAS POLITICAS E PLANOS DE GOVERNO NAO ULTRAPASSAM AS LINHAS DAS VAS PROMESSAS.
    JAMAIS SAEM DA GRANDE AREA DA MENTIRA… DA ENGANACAO. DO FAMOSO 171 ELEITORAL OU POLITICAGEM. DO PROVEITO E AUTO FOVORECIMENTO EM DETRIMENTO DO CIDADAO.

    DR. SERGIO MORO….
    DURANTE SUA ESTADA NO MINISTERIO DA JUSTICA Va. Sa. ALCANCOU ELEVADOS INDICES DE POPULARIDADE TENDO SIDO.. AINDA NO CARGO.. ESCOLHIDO PELAS REDES SOCIAIS O MELHOR CANDIDATO A PRESIDENTE DA REPUBLICA.. AINDA EM 2019. POR SUA ENORME ATUACAO NA MAGISTRATURA DESENVOLTURA NA LAVAJATO E CONQUISTADO A CONFIANCA QUE INSPIRAVA EM TODOS O ESPIRITO DE BRASILIDADE.
    POR ISSO MESMO O RECEIO.. O MEDO.. O CIUME.. INVEJA… E PREOCUPACAO TORNARAM.SE O FANTASMA O SENHOR TORNOU.SE O CAVALO DE TROIA QUE SE INSTALOU E DESESTABILIZAVA A FAMILIA BOLSONARO.

    ANTES MESMO DA SUA SAIDA DO MINISTERIO DA JUSTICA..

    ERA IMPERATIVO DESDE LOGO DESTRUIR DE TODA FORMA TODA AQUELA AURA E BRILHO DE HONESTIDADE.. SERIEDADE.. E PATRIOTISMO QUE A POPULACAO LHE ATRIBUIU.
    A CRIA ERA MAIOR QUE O CRIADOR.
    ISSO ERA ALGO INCONCEBIVEL. INADMISSIVEL.

    DR. SERGIO MORO..
    O ELEITOR ESTA CANSADO DE SER ENGANADO.
    NAO MAIS SUPORTA SER ILUDIDO POR FALSAS PROMESAS.. QUE LOGO APOS O
    “CAODIDATO” SER ELEITO ESQUECE TUDO E DESMENTE QUEM DELE LEMBRA.
    DR. SERGIO MORO.

    SUGIRO A Va Sa. A ELABORACAO DE UM MINUCIOSO… DETALHADO PLANO E PROJETO DE GOVERNO… ALTAMENTE CONSISTENTE.. REALISTICO. CALCADO EM PREMISSAS VERDADEIRAS.
    DETALHANDO TODAS AS AREAS ECONOMICAS DO GOVERNO COM SEUS RESPECTIVOS TECNICOS IMBUIDOS DE SUAS EXPERTIZES E ATUACAO NA AREA MINISTERIAL.

    ESTE COMPENDIO “PLANO QUADRIANUAL DE GOVERNO ” SERA SEU PASSO A PASSO.. ROTEIRO A SER SEGUIDO E COMPROMISSO JUNTO AO POVO BRASILEIRO.

    ESTE PACTO DEVERA SER REGISTRADO JUNTO AO TSE E ENCAMINHADO FISICAMENTE A TODOS OS TREs E DISPONIBILIZADOS AOS ELEITORES EM TODOS OS COMITES ELEITORAIS DA COLIGACAO DO PODEMOS.

    VOSSA EXCELENCIA COM CERTEZA
    E NOSSA
    UNICA E ULTIMA ESPERANCA
    O SENHOR TEM E PODE CONTAR COM NOSSO CREDITO E O NOSSO VOTO.
    RESTA AGORA CONQUISTAR COM SUA CREDIBILIDADE NOSSA CONFIANCA.

    BOA SORTE PRA TODOS NOS.

    ANTONIO GILSON DE OLIVEIRA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.