Caso Vorcaro/Banco Master: entenda por que Eliane Cantanhêde tem e Flávio Bolsonaro não tem razão
22 junho 2026 às 17h11

COMPARTILHAR
Eliane Cantanhêde é de esquerda. É, certamente. Flávio Bolsonaro é de direita. É, com certeza.
Não há problema algum em Eliane Cantanhêde ser de esquerda e Flávio Bolsonaro ser de direita. Vive-se numa democracia plena no Brasil. Não se pode exigir que todos sejam de direita ou de esquerda.
Agora a questão central: o fato de Eliane Cantanhêde ser de esquerda prejudica o jornalismo que faz há anos — na “Folha de S. Paulo”, na GloboNews e, agora, em “O Estado de S. Paulo”? A resposta é não.
Suas reportagens sempre foram as mais objetivas possíveis. Agora, como articulista, tem o direito de, mesmo sendo objetiva, fazer críticas contundentes ao golpismo da direita e à corrupção política. Agindo assim, está se postando, não ao lado da esquerda, e sim da democracia e da lisura com o dinheiro público.

Razão de Cantanhêde e desrazão de Flávio Bolsonaro
O quiproquó recente entre Eliane Cantanhêde e Flávio Bolsonaro mostra que a primeira tem razão e o segundo está, intencionalmente, equivocado.
A jornalista fez um questionamento válido: por que, se fez buscas contra os senadores Ciro Nogueira (de centro-direita), do pP, e Jaques Wagner (de esquerda), do PT, não o fez contra Flávio Bolsonaro?
De fato, há algo errado, considerando que Daniel Vorcaro, do Banco Master, repassou 61 milhões de reais para a produção do filme “Dark Horse”, sobre Jair Bolsonaro, pai de Flávio Bolsonaro. Uma busca e apreensão nos computadores e celulares do senador poderia reforçar a investigação da Polícia Federal e esclarecer fatos ainda obscuros.

Porque a busca não foi feita, não se sabe. Mas Eliane Cantanhêde tem razão: era é preciso saber por qual Daniel Vorcaro atendeu Flávio Bolsonaro e repassou dinheiro para a produção do filme “Dark Horse”. Não se sabe de outros banqueiros doando 61 milhões de reais com extrema facilidade. O que recebeu em troca?
Flávio Bolsonaro deveria dizer, isto sim, que está aberto a qualquer tipo de busca e investigação. Entretanto, o bolsonarismo decidiu fazer outra coisa: passou a atacar Eliane Cantanhêde. Para a infantaria bolsonarista, a jornalista seria militante de esquerda, alinhada com o PT.
A guerrilha do bolsonarismo visa descolar o foco de Flávio Bolsonaro para Eliane Cantanhêde, que não é acusada de nada e nem pegou dinheiro de Daniel Vorcaro.



