BB é investigado por ligação com a escravidão; entenda
28 setembro 2023 às 10h43
COMPARTILHAR
O Ministério Público Federal (MPF) notificou o Banco do Brasil (BB) sobre a abertura de um inquérito civil público que pretende investigar o envolvimento da instituição na escravidão e no tráfico de cativos africanos durante o século 19. As informações são da BBC Brasil.
Uma ação sem precedentes no Brasil está sendo promovida para iniciar um movimento que busca responsabilizar historicamente grandes e antigas instituições do país, sejam elas estatais ou privadas, que de alguma maneira estiveram envolvidas na promoção ou apoio à escravidão.
O inquérito foi instigado por um grupo de 14 historiadores de 11 universidades que conduziram pesquisas e redigiram um documento abordando o que se conhece sobre a relação do Banco do Brasil com a economia escravista e a prática da escravidão e seus participantes.
Eles fizeram descobertas significativas, como a identificação de fundadores e acionistas do Banco do Brasil que estavam entre os mais notórios traficantes de escravos da época, incluindo José Bernardino de Sá, considerado o principal contrabandista de africanos desse período.
Três procuradores aderiram à proposta e elaboraram uma ação com o propósito de levar o banco estatal a reconhecer suas ações durante a escravidão e tomar medidas para investigá-las e torná-las públicas. Isso inclui o financiamento inicial de pesquisas acadêmicas sobre o assunto, visando, no futuro, a apoiar projetos de reparação e políticas públicas voltadas para a comunidade negra.
É importante ressaltar que a escravidão é considerada um crime contra a humanidade, o que significa que não prescreve, permitindo que ações relacionadas a esse período possam continuar a serem julgadas na Justiça.