Goiás

Encontramos 2379 resultados
PT mantém apoio a Humberto Machado em Jataí, mas pensa em chapa na próxima eleição

Natural de Jataí, deputada estadual Bia de Lima destacou que o plano é reconstruir o partido na cidade e não descarta alianças para o próximo pleito

Combustível verde: Ronaldo Caiado destaca sustentabilidade em inauguração de usina

O governador Ronaldo Caiado (UB) participou da inauguração da nova usina de cana-de-açúcar no município de Aporé, no extremo Sul do estado. "Teremos tecnologia de ponta, renda per capita e salários mais altos, além de pessoas sendo preparadas para trabalhar com essa tecnologia. Isso tudo é motivo para festejar”, afirmou Caiado. A empresa chega a partir de incentivo do Governo de Goiás por meio do Programa Produzir, criado em 2021.

O empreendimento pertence ao grupo paulista Nardini Agroindustrial e foi inaugurado nesta sexta-feira, 12, com a presença do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

A empresa pretende moer 900 mil toneladas de cana-de-açúcar na safra atual e 80 milhões de litros de etanol. Ainda será produzida energia elétrica a partir do bagaço da cana. “É 100% verde e renovável”, lembrou o governador, ao defender o incentivo às matrizes de energia limpa no país. “Se nós temos fontes renováveis, não temos por que priorizar fontes importadas”, complementou Caiado.

Alckmin afirmou que o Brasil tem a “energia mais limpa do mundo” e potencial para continuar avançando. “Fomentar a indústria sucroenergética é prioridade, imprescindível para o Brasil”, concordou Silveira. Ele chamou de “pré-sal caipira" o potencial do campo para este e outros produtos, como o biogás, e disse que o percentual de etanol na gasolina pode subir de 27% para 30%, o que deve estimular o setor.

Empresa estima dobrar produção na próxima safra

O presidente projetou que a próxima safra deve atingir 150 mil toneladas de cana, 103 milhões de litros de etanol e gerar 75 mil MW de energia excedente.

Para alcançar tais resultados, a empresa pretende “aprimorar os processos e aumentar a capacidade de produção com tecnologias de ponta, treinamento e capacitação das equipes, desenvolvimento de novos produtos, expansão do mercado, sem se descuidar de ações nas áreas de responsabilidade social e ambiental”.

Pedro Wilson é escolhido para superintendência do Iphan em Goiás

Ex-prefeito de Goiânia era principal opção para o cargo e assume na próxima segunda-feira, 15

Governo de Goiás troca comando de comunicação de secretarias

Alessandra Rodrigues Oliveira deixa a Sedi para assumir a chefia da Goinfra. Em seu lugar assume Marcos Vinicius Nunes Carreiro

Programa social volta a se chamar Bolsa Família l Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado
Cresce número de famílias goianas que recebem benefício do governo

Entre 2021 e 2022, Goiás registrou um aumento de 4,8% para 11,1% no número domicílios com algum beneficiário do Auxílio Brasil/Bolsa Família

Rendimento médio do goiano volta a subir; desigualdade também

Pesquisa do IBGE revela que, em 2022, concentração de distribuição de renda cresceu acima do esperado, mas ainda abaixo da média nacional

Lula deverá visitar Jataí durante aniversário da cidade

Expectativa é de que presidente participe da inauguração de obras do anel viário da cidade e da duplicação da BR-364

Delação revela participação de prefeito de Formosa em esquema de propina. Ele contesta

Um dos envolvidos na suspeita de fraudes em licitações em Formosa revelou a participação do prefeito Gustavo Marques no esquema

Matrimônio
Casamento precoce: 123 menores se casaram em Goiás só neste ano

Desse número, 117 foram uniões com uma pessoa maior. Já com ambos adolescentes, foram seis matrimônios

Farley Alcântara
Médico investigado por fraude em vacinação pediu cartão de vacina em branco

Profissional procurou enfermeira da unidade para ter acesso a cartão que seria utilizado em adulteração

Ministério Público de Goiás l Foto: Reprodução
Servidores do Ministério Público entram em greve no Estado

Os servidores do Ministério Público de Goiás (MPGO) entrarão em greve nesta terça-feira, 9. Desde o final do ano passado, a categoria tem feito reivindicações, como a atualização de atribuição de funções e reajuste salarial. Segundo o presidente do Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Goiás (Sindsemp), Gilclésio Campos, nenhuma delas foi atendida pelo órgão.

Campos ressalta que com o avanço tecnológico houve aumento da demanda de trabalho, ocasionando desvio de funções. Essa nova realidade dentro da instituição estaria gerando dois problemas: o primeiro seria a sub utilização de servidores efetivos, e o segundo: contratação de grande número de comissionados.

As atribuições legais dos membros do Ministério Público são definidas pela Lei 13.162/1997. “É necessário urgente que seja feito uma reestruturação de cargos e carreira do serviço auxiliar no MPGO, bem como de um novo PCS [Plano de Carreira de Servidores], compatível com as atuais demandas da Instituição”, cobra Campos.

Nesse contexto, o sindicalista denuncia que há anos os servidores do MPGO registram  perdas salariais. “Já são 12 anos sem aumento real de salário. Temos mais de 15% em percentuais simples de perdas inflacionárias, referente a 3 anos sem a reposição inflacionária constitucional (Revisão Geral Anual). Também perdemos quinquênio e licença-prêmio”, pontua.

Estado de greve

Em 5 de novembro de 2022, o Sindsemp, durante Assembleia Geral Ordinária, aprovou o estado de greve. Na ocasião, ficou decidido que o Sindicato enviaria à Procuradoria-Geral de Justiça pedido de reajuste de 25%, como forma de ressarcimento de perdas dos períodos anteriores. “Em 15 de novembro de 2022, através do PA registrado no ATENA com o número 202200448952, fizemos a solicitação de majoração do vencimento, bem como a informação de que a categoria estaria em estado de greve", explicou.

Campos lembra que ficou deliberada a determinação de greve no decorrer do período de dois meses contados a partir da data de posse do Procurador-Geral de Justiça, que neste ano foi empossado Cyro Terra. A cerimônia ocorreu no dia 8 de março. “Como não houve evolução nas tratativas, será deflagrada greve em 9 de maio de 2023".

Procurado pelo Jornal Opção, o MPGO ressaltou que “reconhece a importância da valorização de servidoras e servidores”. O órgão elencou diversas iniciativas, como gratificações para os seus servidores que possuem pós-graduação em direito; de um Estatuto do Servidor do Ministério Público e a criação de centro de treinamento para o aperfeiçoamento de todos eles. Já a data-base esclareceu que se trata de revisão determinada pelo governo estadual.

Nota do MPGO na íntegra

O Ministério Público reconhece a importância da valorização de servidoras e servidores, tanto que o faz por meio de inúmeras iniciativas, parte delas em atendimento a reivindicações da categoria.

A instituição de gratificações para servidoras e servidores com pós-graduação em direito; a proposta, devidamente debatida com a categoria, de um Estatuto do Servidor do Ministério Público, e a criação de um centro de treinamento voltado para o aperfeiçoamento de seus integrantes (com suas devidas implicações remuneratórias), são alguns dos exemplos.

Quanto à data-base, é importante frisar que o índice da revisão geral anual é determinado pelo governador, para todas as categorias, considerando a participação do Estado no Regime de Recuperação Fiscal, o que traz limitações orçamentárias para todos os poderes e instituições.

Uso de detectores de metal reforça segurança em escolas da rede estadual de ensino

Iniciativa conta com investimento de R$ 1,8 milhão e integra Política Estadual de Prevenção e Combate à Violência Escolar do Governo de Goiás

Veja homenagem que filha de Iris Rezende fez para a mãe

Ana Paula Rezende, filha do ex-governador Iris Rezende e da ex-deputada Iris Rezende, publicou uma carta em homenagem a mãe que completaria 80 anos neste domingo, 7.
"Dia difícil porque a saudade parece que aperta mais. Dia de lembranças, de olhar fotos e chorar escondido", disse.


A ex-primeira dama de Goiás morreu em fevereiro deste ano. Ana Paula destacou a força política da mãe e disse que ela abriu caminho para as mulheres na política. "Sei que hoje sta comemorando o aniversário no melhor lugar que existe. Com Deus, com meu pai e em paz", escreveu.


Dona Iris, como era conhecida, começou a vida pública como suplente do senador Maguito Vilela em 1999 e assumir temporariamente o cargo em 2003.

Produção industrial por mão de obra carcerária cresce em Goiás

A produção industrial feita a partir da mão de obra carcerária cresceu mil por cento em Goiás. As atividades fazem parte do processo de ressocialização do Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, gerida pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).

Os produtos confeccionados serão apresentados na 76° Exposição Agropecuária de Goiás, entre os dias 18 e 28 de maio, no Parque de Exposições Pedro Ludovico Teixeira, no Setor Nova Vila. A Polícia Penal terá um estande na feira para demonstração dos trabalhos realizados.

Atualmente, 52 detentos, entre homens e mulheres, fazem serviços nas oficinas, que compreendem serralheria, marcenaria, alfaiataria, serviços gerais e cozinha. Outros 185 custodiados trabalham nas empresas conveniadas. Todos são remunerados e têm direito a remição de pena, conforme determina a Lei de Execução Penal (LEP).

Diversificação

Para 2023, a DGAP trabalha com uma nova perspectiva: a diversificação dos itens. Em março, a Seção Industrial adquiriu duas máquinas para a oficina de marcenaria: uma serra esquadrejadeira e uma tupia de mesa, com recursos do Conselho da Execução Penal de Aparecida de Goiânia.

O primeiro equipamento é utilizado para cortes precisos em materiais, como compensado e MDF; o segundo é ideal para encaixes, molduras e para aprimorar detalhes decorativos nas peças.

A partir disso novos brinquedos — miniaturas de caminhões, tratores, caravelas e aviões —, artigos com temática policial, painéis e aves decorativas, além de jogos de tabuleiro, passaram a ser confeccionados em madeira.

Os itens somam-se aos já conhecidos objetos produzidos com o mesmo material pela Seção Industrial, como mobiliários infantis e brinquedos educativos. Além dos serviços em madeira, quadros com pinturas emoldurados também estão entre os artigos confeccionados.

“Estamos modernizando e ampliando a Seção Industrial. A meta da DGAP, para este ano, é abrir aproximadamente 1 mil vagas de trabalho dentro do Complexo Prisional”, afirma o diretor-geral de Administração Penitenciária, Josimar Pires. “A ideia é que, quando essas pessoas deixarem a prisão, possam ser reintegradas de fato à sociedade e ao mercado de trabalho”, emenda.

Balanço da fabricação em 2022

- 8,8 mil brinquedos artesanais

- 6 mil máscaras de proteção facial

-110 kits de brinquedoteca (mesa com quatro cadeiras, armário de MDF, prateleira em MDF, decoração lúdica para parede e dois brinquedos pedagógicos)

-6 jogos de sofás-200 cadeiras de escritório reformadas

Fóssil com mais de 12 mil anos é encontrado em Serranópolis

Um fóssil (carvão) com cerca de 13 mil anos foi encontrado por pesquisadores no município de Serranópolis, em Goiás. O achado pode dar pistas de como viviam as civilizações mais antigas que já passaram pela região do centro-oeste goiano.

Os estudos são coordenados pelo professor Júlio César Rubin, geoarqueólogo, da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Fóssil carvão foi encontrado ao lado de esqueleto que estava a dois metros de profundidade, próximo a outros objetos históricos, como dez crânios de mais de um século. Os primeiros fósseis foram encontrados em julho do ano passado.

O local possui mais de 30 sítios arqueológicos com ocupações que remontam a cronologia antiga da região, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O carvão pode se tornar o mai antigo já encontrados no centro-oeste e podem ser capazes de desvendar hábitos e cultura do povo que viveu na região.