Sargento Novandir e Welton Lemos se desentendem durante sessão na Câmara; veja vídeo
18 maio 2023 às 10h38


COMPARTILHAR
Com informações de Fabrício Vera
A nomeação da esposa do vereador Welton Lemos (Podemos) para cargo no Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia (Imas) perdeu o efeito nesta quinta-feira, 18, após recuo do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos). Apesar disso, a ação continuo a reverberar na Câmara. Durante a sessão desta manhã, os vereadores Sargento Novandir (Avante) e Welton se desentenderam.
Em vídeo gravado dentro do plenário da Câmara, é possível ver quando Novandir caminha em direção a Welton de forma incisiva. O vereador Leo José chega a se aproximar para tentar contar os ânimos de Novandir, que é afastado pelo líder do prefeito na Casa, Anselmo Pereira.
Os parlamentares não comentaram o episódio com a imprensa, que foi afastada para o “cercadinho” reservado aos profissionais, que passaram a acompanhar a sessão a distância. Apesar disso, os motivos da discussão ficaram claros quando o vereador Novandir subiu ao plenário para discursar.
Discurso
Após a discussão, Novandir criticou veementemente – e nominalmente – o posicionamento do vereador Welton Lemos, vice-presidente da Comissão Especial de Inquérito (CEI) responsável por investigar possíveis irregularidades na Companhia Municipal de Urbanização de Goiânia (Comurg), por nomeação de sua esposa para cargo no Imas.
“Você acha que o povo goianiense é bobo e vai acreditar que o senhor ganhou secretaria porque é muito bonitinho, porque usa uma calcinha apertada? Não. O senhor ganhou secretaria para a CEI acabar em pizza, e é isso o que vai fazer”, declarou. “Resolveu o problema da sua esposa e fecha os olhos, deixa como tá. Quando a CEI terminar, vamos comer pizza todos os dias”.
O vereador ainda declarou que dá “graças a Deus” por não fazer parte da comissão, por ter “convicção de que a CEI é uma barganha”.
Nomeação
Em entrevista concedida ao Jornal Opção nessa quarta-feira, Welton Lemos disse que a nomeação seria um compromisso de campanha do prefeito Rogério Cruz, que já havia prometido um cargo de primeiro escalão quando eleito. Segundo o vereador, isso não mudaria sua atuação na CEI da Comurg.
Durante a tarde, no entanto, a sessão da CEI foi foi iniciada sem quórum mínimo, o que forçou o presidente do colegiado, Ronilson Reis (PMB) a encerrá-la. Criticado pelo vereador Novandir, o vice-presidente da CEI, Welton Lemos, estava presente na sessão, ao lado do presidente e dos vereadores Isaías Ribeiro (Republicanos) e Pedro Azulão Júnior (PSB).