MDB com a CCJ, UB com a Mista e PT com a Educação: principais comissões da Câmara caminham para definição na próxima legislatura
![Avatar photo](https://www.jornalopcao.com.br/wp-content/uploads/2024/01/cropped-WhatsApp-Image-2024-01-24-at-08.30.21-1-30x30.jpeg)
04 dezembro 2024 às 15h04
![](https://www.jornalopcao.com.br/assets/2024/04/WhatsApp-Image-2024-04-02-at-19.14.17.jpeg)
COMPARTILHAR
Com a expectativa de reeleição do presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (PRD), para o quarto mandato consecutivo, os cargos da Mesa Diretora e das comissões da Casa já caminham para uma definição. As cinco principais comissões do Legislativo (Constituição e Justiça; Mista; Finanças; Educação; e Saúde) já estariam bem encaminhadas.
Como antecipado pelo Jornal Opção a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) vai ficar com o MDB, mas o nome ainda não foi definido. A expectativa é de que seja Luan Alves, ex-presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), mas a escolha estaria dependendo ainda da aprovação do prefeito eleito Sandro Mabel (UB).
Lembrando que a comissão é considerada a mais importante da Casa porque recebe todos os projetos no início da tramitação pelo Legislativo.
Na sequência, considerada a segunda comissão mais importante da Casa, a Comissão Mista trata do julgamento de contas do prefeito, analisa e aprova o orçamento do municípios e avalia emendas, subemendas e substitutivos do Executivo. A expectativa é de que o espaço seja ocupado pelo União Brasil, com o vereador Lucas Kitão (UB).
Já a Comissão de Educação deve ficar com o ex-reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), Edward Madureira (PT). Apesar de ser oposição ao prefeito eleito, ele obteve mais de 13 mil votos e apoiou Mabel no segundo turno contra Fred Rodrigues (PL). Ressaltando que o PT também elegeu mais dois vereadores e é necessário encaixar espaços para a legenda na composição.
Único médico eleito para a próxima legislatura, Dr. Gustavo Gomide (Agir), é visto como um dos favoritos para assumir a Comissão da Saúde. Além dele, a atual presidente, vereadora Kátia Maria (PT), também está no páreo e pode seguir com o cargo.
Por fim, a Comissão de Finanças, Orçamento e Economia (CFOE) deverá continuar com a presidência do vereador Léo José (SD). Ressaltando que o partido elegeu quatro vereadores também deve buscar espaços no Parlamento.
Além das cinco principais, Pedro Azulão Jr. (MDB) deverá permanecer na Comissão de Habitação, Urbanismo e Ordenamento Urbano (CHUOU).
Atualmente, a Câmara Municipal de Goiânia possui 21 comissões e duas unidades legislativas.
Leia também:
Daniel Vilela e Executiva do MDB reúnem para oficializar posição sobre presidência da Câmara
MDB decide que seguirá indicação de Mabel para presidência da Câmara e deve apoiar Romário Policarpo