O Projeto de Lei nº 1459 de 2022, conhecido como “PL dos Agrotóxicos” estava previsto para ser votado nesta semana. O projeto foi adiado e não tem data confirmada para ser retomado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). O presidente do colegiado, senador Acir Gurgacz (PDT-RO), concordou em discutir a pauta com grupos de trabalho da equipe de transição do governo eleito. Dessa forma, o texto poderá passar por algumas mudanças antes da análise do Plenário.

Polêmico, o PL dos Agrotóxicos prevê novas regras para a comercialização de defensivos agrícolas. Ou seja, seria uma flexibilização já que propõe medidas para facilitar o licenciamento de tais produtos químicos, incluindo a possibilidade de registro temporário. O que gerou inúmeras críticas de grupos que criticam o uso de agroquímicos.

Para o senador Luiz do Carmo (PSC-GO), em entrevista para o Jornal Opção, a proposta é muito interessante. “Quem estudou essa PL a fundo sabe que ela é excelente. Atualmente só temos cinco fornecedores de agrotóxicos no Brasil. Isso vai abrir o mercado”, afirmou o parlamentar goiano.

Carmo ainda criticou outros parlamentares que se posicionaram contra o PL 1459/2022. “Quem estudou superficialmente apenas para bater na proposta e aparecer na mídia, igual diversos senadores, deverá votar contra. Fizemos inúmeros debates e estudos a respeito da proposta ”, disparou o representante do Partido Social Cristão. 

Por fim, Luiz se mostrou otimista em relação a votação no CRA e cravou que o Projeto de Lei deverá ser aprovado: “Nós vamos aprová-la”.