Nunes Marques diz a interlocutores que pode romper com Bolsonaro
01 agosto 2022 às 10h03
COMPARTILHAR
As indicações de Jair Bolsonaro para o Superior Tribunal de Justiça (STJ) podem levar o ministro Kassio Nunes Marques, do Superior Tribunal Federal (STF) a romper com o governo. Segundo a jornalista Juliana Dal Piva, do UOL, o ministro do STF avisou a interlocutores de Bolsonaro (PL) que poderá romper com o governo se o nome do desembargador Ney Bello, do TRF-1 (Tribunal Regional Federal da 1ª Região) for confirmado em uma das duas vagas disponíveis para ministros do STJ.
De acordo com a publicação, os favoritos para nomeação de Bolsonaro são os desembargadores Messod Azulay Neto, do TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) e Ney Bello. No entanto, nas últimas horas cresceram as chances do desembargador Paulo Sérgio Domingues já que Nunes Marques teria feito uma espécie de veto ao nome de Ney Bello. Procurado pela coluna, o ministro Nunes Marques disse que “nunca houve nenhuma pressão”.
Ney Bello possui apoio do ministro Gilmar Mendes, do STF, para a indicação, além de contar com sinal positivo de vários interlocutores do presidente. Entre eles, o advogado Frederick Wassef, que representa a família Bolsonaro em diferentes casos.
A crise começou ainda na quinta-feira, 28, quando aliados do presidente informaram Nunes Marques que Bolsonaro faria as indicações. Desde então, o ministro deixou claro que era contrário. A coluna apurou que vários interlocutores do presidente tentaram convencer Nunes Marques nos últimos dias a aceitar a nomeação do antigo colega do TRF-1. No entanto, o ministro do STF não está nem recebendo os aliados de Bolsonaro.
As diferenças entre Nunes Marques e Ney Bello teriam começado em 2020, na época da indicação do ministro ao STF. Depois disso, os dois nunca mais tiveram proximidade.
*Com informações do UOL