A influencer bolsonarista Karol Eller, conhecida por seu apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), faleceu nesta quinta-feira, 12, em São Paulo. Nas redes sociais, ela compartilhou mensagens com afirmações como “perdi a batalha” e “lutei pela nação”.

O falecimento foi confirmado por parlamentares, incluindo o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que escreveu no Twitter (X) que estava praticamente sem forças para anunciar a triste notícia. Eduardo Bolsonaro (PL-SP), outro deputado, expressou seu pesar e disse que Karol Eller fará falta. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) lamentou a morte e pediu respeito pela história de Karol, além de orações pela sua alma e o conforto de seus entes queridos.

Em setembro, a influenciadora havia anunciado nas redes sociais que havia “renunciado à prática homossexual” e deixado “vícios e desejos carnais” após participar de um retiro religioso. Karol Eller era uma apoiadora da família Bolsonaro e havia se filiado ao Partido Liberal (PL) em agosto.

Canais de ajuda

O Jornal Opção tem a política de divulgar informações relacionadas a casos de suicídio ou tentativas que ocorrem em locais públicos ou que geram preocupação na sociedade. Isso ocorre porque o tema é tratado com extrema sensibilidade, já que o silêncio pode mascarar um problema subjacente: a falta de compreensão sobre os motivos que levam as pessoas a tirar suas próprias vidas.

Muitos médicos identificam a depressão, esquizofrenia e o uso de drogas ilícitas como os principais fatores que contribuem para o risco de suicídio. Essas condições poderiam ser tratadas e prevenidas em até 90% dos casos, de acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria.

Se você estiver passando por um período desafiador, saiba que o Centro de Valorização da Vida (CVV) está disponível para auxiliá-lo. Esta organização se dedica ao apoio emocional e à prevenção do suicídio, oferecendo suporte voluntário e gratuito para todas as pessoas que desejam conversar, sob total sigilo. Eles estão disponíveis por telefone, e-mail, chat e Skype, 24 horas por dia, todos os dias.

Além disso, o Núcleo de Saúde Mental (Nusam) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também presta assistência em relação a transtornos psicológicos, tanto de forma presencial, atendendo em ambulâncias, como remotamente, por telefone, na Central de Regulação Médica 192.

Leia também: