Senador Kajuru deve apoiar Juliano Moreira para prefeito de Bela Vista de Goiás
17 dezembro 2023 às 00h01
COMPARTILHAR
Diz-se em Bela Vista de Goiás: não há escapatória, a prefeita Nárcia Kelly, do pP, terá de apoiar o vereador Dione do Cará (Ediones Marcos de Campos), do pP, para prefeito, em 2024, daqui a nove meses. Porque os dois são aliados — “carne, unha e cutícula”, assinala um vereador.
Pesquisas de intenção de voto apontavam Dione do Cará em segundo lugar. Porém, de acordo com um aliado da prefeita, o vereador já aparece, ao menos numa pesquisa recente, em primeiro lugar. Isto estaria acontecendo porque o eleitorado começou a ser informado de que ele será o candidato da prefeita.
Entretanto, aliados de Eurípedes José do Carmo, do Podemos, postulam que o ex-prefeito aparece em primeiro lugar nas pesquisas, com Juliano Moreira em segundo lugar.
O vice-prefeito Juliano Moreira Magalhães, do PL, rompeu com Nárcia Kelly, porque a prefeita se recusa a apoiá-lo.
Sem o apoio da máquina pública e de Nárcia Kelly — quer queiram ou não, é uma generala eleitoral e transfere votos —, Juliano Moreira conta com o apoio dos senadores Wilder Morais, presidente do PL, e Jorge Kajuru, do PSB.
Consta que Juliano Moreira poderá se filiar ao PRD da deputada Magda Mofatto.
No fundo, o quadro político-eleitoral está inteiramente aberto. Por isso, embora sejam instrutivas, as pesquisas de intenção de voto ainda não têm muito valor. Os eleitores não estão motivados e, a rigor, nem sabem quais serão os candidatos a prefeito.
Por isso, e com razão, Nárcia Kelly está mais preocupada em melhorar a imagem de sua gestão — que é avaliada positivamente — do que com definições de candidaturas. O fato de se ter dois candidatos fortes das oposições, longe de prejudicar seu candidato, poderá até ajudá-lo. Dividir os votos, reduzindo a força de cada um, pode ser um “instrumento” eficaz para eleger Dione do Cará. A prefeita, uma verdadeira raposa política, sabe disso.
Há a possibilidade de Dione do Cará ser vice de Juliano Moreira? Sempre há. Mas quem há postule — no entorno da prefeita Nárcia Kelly — que é totalmente impossível. (E.F.B.)