O empresário Robert do Posto filiou-se ao partido Republicanos, atendendo convite do presidente estadual, Roberto Naves — prefeito de Anápolis —, e do deputado federal Jeferson Rodrigues.

Nas redes sociais, Robert do Posto disse: “É com muita alegria e vontade de trabalhar que chego para somar ao grandioso partido. Temos um grande projeto para Goianira e o Republicanos nos dará toda sustentação para que isso se torne realidade. Obrigado por me receberem tão bem e por se disporem a defender e trabalhar por nossa querida Goianira. Vamos juntos. Temos muito trabalho pela frente”.

Pré-candidato a prefeito de Goianira, cidade do Entorno de Goiânia, Robert do Posto vai enfrentar uma pedreira: o candidato bancado pelo prefeito Carlão da Fox.

De fato, depois de duas gestões consecutivas, Carlão da Fox tem desgaste, aquilo que os políticos e os engenheiros chamam de “fadiga de material”. Mesmo assim, o prefeito é tão forte que, no lugar de cabo, é chamado de general eleitoral. Frise-se que Roberto Naves também é um general eleitoral e pode fazer a diferença pró-Robert do Posto em Goianira. E há, claro, Jeferson Rodrigues que, além de parlamentar, é representante da Igreja Universal. Em suma, o empresário passa a contar com padrinhos fortes.

A pergunta que se faz é: Carlão da Fox é forte, até muito forte, mas será capaz de transferir votos para seu candidato? Ele acredita que sim. Mas a transferência de voto em política não é automática. Se os eleitores perceberem que o postulante bancado pelo gestor municipal não tem qualidades, é provável que acabem por votar em Robert do Posto. A pedra no caminho do empresário é seu parente Miller Assis, que fez uma gestão ruim no município, tanto que não foi reeleito. Na campanha, terá de ser “escondido”. Se aparecer na campanha, será um cabo eleitoral indireto do candidato apoiado por Carlão da Fox.

Robert do Posto teria tentado se filiar ao PSB, mas teria sido barrado pelo presidente estadual, ex-deputado federal Elias Vaz. Este tem dito, nos bastidores, que o PSB não é um partido de aluguel. (E.F.B.)