Um líder do Republicanos afirma que o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (presidente estadual do Republicanos) é, em termos políticos, uma força da natureza e, como tal, não pode ser subestimado. O político apresenta alguns números que lhe dão razão.

Disputa eleitoral de 2016

Na eleição de 2016, então um político novato, Roberto Naves, filiado ao PTB, obteve 51,23% dos votos válidos (88.730 votos).

O segundo colocado, o então prefeito João Gomes, do PT, conquistou 48,77% (84.475).

Derrotar o PT na cidade, na qual pontificava e pontifica o ex-prefeito Antônio Gomide, não era e não é nada fácil. Mas era e é possível, como provou Roberto Naves. Para derrotá-lo mais uma vez, daqui a oito meses, certamente o candidato da base governista precisará do apoio do gestor municipal.

Disputa eleitoral de 2020

Em 2020, dizia-se: “Ah, agora o Roberto Naves, que tem desgaste e vai enfrentar um ícone político da cidade — Antônio Gomide —, será derrotado”.

Com uma campanha profissional, mostrando o que havia feito na cidade em termos de crescimento econômico e desenvolvimento, Roberto Naves venceu Antônio Gomide com uma votação expressiva.

Roberto Naves ficou com 61,28% dos votos válidos (101.349 votos). Quer dizer, mesmo enfrentando o adversário mais forte de Anápolis, o prefeito teve 12.619 votos a mais do que em 2016. Ele cresceu política e eleitoralmente — sedimentando-se como o líder político mais importante do município (não se está sugerindo que não tenha defeitos, como articular em excesso, e sim que tem peso político-eleitoral).

Antônio Gomide, que havia sido prefeito duas vezes — com gestões altamente aprovadas —, obteve 38,72% dos votos válidos (64.046 votos). Ou seja, 20.429 votos a menos do que João Gomes.

Político que sabe como derrotar o PT

Isto prova que Antônio Gomide era ou é fraco? Na verdade, não. Prova, isto sim, a força de Roberto Naves — o político que sabe como derrotar o PT em Anápolis.

O presidente nacional do Republicanos, Marcus Pereira, sabe da força política de Roberto Naves em Anápolis e, por isso, o apoia. A interlocução dos dois é positiva, de alta confiança e respeito mútuo.

De acordo com lideranças do Republicanos, Roberto Naves será importante para fortalecer o partido tanto em Anápolis quanto no interior do Estado. Dada sua capacidade de articulação, o prefeito tende a contribuir, na avaliação dos líderes republicanos, para aumentar e reforçar a base do partido em 2024 para que se torne crucial para eleger bancadas de deputado estadual e federal em 2026. (E.F.B.)