Raquel Teixeira diz que desigualdade e reprovação são os principais problemas da educação no RS

“O governador Eduardo Leite é empenhado em melhorar a educação. Tem muita clareza da importância da educação e de se priorizá-la”

Doutora em Linguística por uma universidade americana, Raquel Teixeira é uma das maiores especialistas em Educação do país, por isso foi convocada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, para ser sua secretária da Educação.

Raquel Teixeira com o governador Eduardo Leite | Foto: Zero Hora

Raquel Teixeira foi secretária da Educação do governo de Goiás por vários anos. Foi tão bem-sucedida que acabou sendo eleita — duas vezes — deputada federal. Era conhecida em Brasília como a “deputada da Educação”. Ela é consultada por várias organizações nacionais e, inclusive, internacionais.

1
Qual é a linha de seu trabalho como secretária da Educação do Rio Grande do Sul?

A primeira iniciativa é fazer uma busca ativa forte para chamar de volta os alunos que “sumiram” da escola. Temos que evitar evasão e abandono, muito altos aqui.

2
As aulas são online ou já são presenciais?

As aulas estão remotas, neste momento. Fechadas em função da bandeira preta. Assim que for autorizado o retorno presencial, faremos uma avaliação diagnóstica para verificar os níveis de aprendizagem (ou de não-aprendizagem). Em seguida, atuação junto à equipe pedagógica para um forte programada de recuperação e aprofundamento de Língua Portuguesa e Matemática. E preciso conhecer melhor a infraestrutura tecnológica existente para reforçar a formação de professores.

3
Foi bem recebida pela comunidade acadêmica do Sul, considerando que o Estado é
considerado bairrista?

Fui muitíssimo bem recebida. Acolhida respeitosa e amiga. Super demanda dos jornalistas (alto nível, por sinal. Bem-educados).

4
A Educação do Rio Grande do Sul é bem avaliado no Ideb?

14º no Ideb. Muito aquém do possível. Na proficiência, eles vão bem mas no fluxo são o 2º pior. Forte cultura de reprovação. Desigualdade e reprovação são os problemas mais sérios aqui.

5

O governador Eduardo Leite é empenhado em melhorar a Educação e entende do ramo?

O governador é empenhado em melhorar a educação. Tem muita clareza da importância da educação e de se priorizá-la.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.