O empresário Rafael do Charque pode ser candidato a prefeito de Porangatu pelo Podemos, Inicialmente, planejava disputar pelo MDB. Porém, há a possibilidade deste partido fechar uma aliança com a prefeita Vanuza Valadares, do União Brasil.

Rafael do Charque recebeu convite de dois partidos — PDT e Podemos — para assumir o comando e disputar a prefeitura. A tendência é que se filie ao Podemos, por causa de sua ligação pessoal e empresarial com o deputado federal Glaustin da Fokus.

A tendência é que três políticos disputem a eleição para prefeito: Iris Nunes, do PL, Rafael do Charque e Vanuza Valadares. Por sinal, tanto Iris Nunes quanto Vanuza Valadares operam para conquistar o passe de Rafael do Charque para vice. Porém, no momento, o empresário — um dos maiores empregadores privados do município — prefere ser candidato a prefeito. Porque tem ideias para modernizar a cidade, investindo em crescimento econômico —atraindo empresas — e desenvolvimento. Nas reuniões, ele sempre fala na expansão da indústria e do comércio.

Sobre a definição de seu projeto político, Rafaell do Charque costuma sugerir, nas conversas, que não decidirá seu futuro sozinho. Antes de definir o que irá disputar, vai conversar com os integrantes de seu grupo, democraticamente.