A prefeita de Porangatu, Vanuza Valadares (prestes a trocar o Podemos pelo União Brasil), empossou os novos secretários de Habitação, Rafael “Xurumam” Miguel; de Urbanismo, Thaís Noronha, e Eliomar Gonçalves Pereira, da Indústria e Comércio.

As posses não têm mero caráter administrativo. Porque Eliomar Gonçalves Pereira é líder do pP, que, a partir de agora, fica comprometido com a reeleição de Vanuza Valadares. A arquiteta Thaís Noronha é irmã do médico Thiago Noronha e filha de Maurício da Gep.

Maurício da Gep foi o coordenador da campanha de Márcio Luis Silva, do MDB, e sua aliança com a prefeita sugere que estará em seu palanque em 2024, daqui a um ano e dois meses. Mais: há sinais de que o MDB poderá compor com o grupo de Vanuza Valadares e Eronildo Valadares.

A pergunta é: Maurício da Gep fala pelo MDB ao aderir à gestão de Vanuza Valadares? Tudo indica que ainda não (a cúpula do partido está em busca de uma terceira via, que pode ser Rafael do Charque ou Coronel Polidório). Mas sua adesão significa que uma porta foi aberta. Há, portanto, a possibilidade de composição entre a prefeita e o emedebismo em 2024.

O que causou estranheza, durante a posse, foi a presença de dois líderes do PSB — Genilton Pinto e Adair Amorim. Como se sabe, o PSB é presidido em Goiás por Elias Vaz e tem como seu principal representante o senador Jorge Kajuru. Ambos são ligados ao vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

“A aproximação do PSB com o grupo de Vanuza Valadares e Eronildo Valadares é, no mínimo, estranha. Na campanha de 2022, Eronildo Valadares gravou um áudio dizendo que, se Lula da Silva e Geraldo Alckmin fossem eleitos, fecharia sua loja de material de construção, a Valadares, e demitiria todos os funcionários. Será que o PSB vai apoiar a mulher do político e empresário que mais atacou Lula e Geraldo Alckmin no município em 2022? Não dá para acreditar”, diz um político local.

Eliomar Gonçalves Pereira aderiu à gestão de Vanuza Valadares e diz ter levado partido para a gestão.

Integrante do PSDB, Professora Sandra também esteve na posse que amplia o grupo político de Vanuza Valadares.

O vice-prefeito, Capitão Pires, do Agir, também esteve presente. No seu discurso, sugeriu que nos secretários devem melhorar a gestão da prefeita, com quem está rompido. (E.F.B.)