Aliados de Renato Ribeiro, pré-candidato a prefeito de Catalão pelo PL, dizem que tem sido procurado por emissários de Elder Galdino, pré-candidato a prefeito pelo Republicanos.

De acordo com as fontes, teria pintado “desespero” nas hostes de Elder Galdino. Porque, no lugar de cair, os números do pré-candidato do MDB, Velomar Rios, estão melhorando.

Então, ante o fato de Velomar Rios estar em ascensão, Elder Galdino estaria sugerindo uma aliança político-eleitoral com Renato Ribeiro.

Elder Galdino: receio de perder o segundo lugar | Foto: Divulgação

Elder Galdino poderia apoiar Renato Ribeiro para deputado federal em 2026. Porém, o postulante do PL não quer conversa e mantém sua pré-candidatura.

O grupo de Renato Ribeiro acredita que, por volta de agosto, estará na frente de Elder Galdino. Por enquanto, aparece em terceiro lugar, mas está em ascensão. Não um crescimento que ameace Velomar Rios. Mas representa uma ameaça para o pré-candidato do Republicanos.

Velomar Rios: por enquanto, hors-concours | Foto: Reprodução

É provável que Renato Ribeiro queira se colocar como uma espécie de segunda vida na política de Catalão e, para tanto, precisa superar Elder Galdino. Vencendo o postulante do Republicanos, irá mais forte para a disputa de 2026. E mais: poderá será candidato a prefeito em 2028, com maior musculatura.

Pode-se sugerir, portanto, que Renato Ribeiro joga tanto o presente quanto o futuro. Elder Galdino, ao menos é a tendência, está jogando apenas o presente. Porque, se perder a prefeitura pela segunda vez, possivelmente sairá do páreo na política de Catalão — tendo de abrir espaço para novos políticos, como o líder ruralista. (E.F.B.)