Fred é pré-candidato a prefeito mas fortaleceria o PL se fosse candidato a vereador

14 julho 2024 às 00h00

COMPARTILHAR
Diz-se na Assembleia Legislativa: os deputados do Partido Liberal exigem que o ex-parlamentar Fred Rodrigues (PL) seja candidato a prefeito de Goiânia. Eles não querem aliança com o pré-candidato a prefeito pelo União Brasil, Sandro Mabel.
Entretanto, de acordo com dois pré-candidatos a vereador pelo PL, seria mais importante para o partido se Fred Rodrigues fosse candidato a vereador.
“Com Fred disputando mandato na Câmara Municipal, daqui a dois meses e alguns dias, o PL teria condições de eleger pelo menos cinco vereadores — e passaria a ter, possivelmente, a primeira ou a segunda bancada do Legislativo goianiense. Em 2026, o partido estaria fortalecido para lançar candidatos a deputado estadual e federal tendo com base estratégica Goiânia”, afirma um postulante liberal.
Os pré-candidatos sugerem que Fred Rodrigues e Major Vitor Hugo seriam os mais votados para vereador e, assim, contribuiriam para uma grande bancada do PL.
O que Fred irá fazer? Não se sabe. Ele segue fielmente aquilo que o deputado federal Gustavo Gayer determina.
O que se sabe é que tanto Gustavo Gayer quanto Fred Rodrigues estão de olho nas pesquisas de intenção de voto. Se o pré-candidato aparecer com menos de 5%, quase traço — considerando os números dos demais pré-candidatos, como Vanderlan Cardoso, do PSD, Adriana Accorsi, do PT, e Sandro Mabel, do União Brasil —, o ex-presidente Jair Bolsonaro pode sugerir uma aliança com Sandro Mabel, de quem é amigo e foi aliado na Câmara dos Deputados.
Já o presidente estadual do PL, Wilder Morais, planeja manter-se afastado do pré-candidato do UB. Porque avalia que, sendo candidato a governador em 2026, não terá o seu apoio. (E.F.B.)