Formada em Administração e presidente da Associação Comercial de Niquelândia, Fernanda Melo (filiada ao União Brasil, mas com possibilidade de disputar por outro partido), de 39 anos, planeja disputar a Prefeitura de Niquelândia em outubro deste ano, daqui a nove meses.

O prefeito Fernando Carneiro (PSD) deve bancar Sandro Rocha, seu assessor especial, pelo PSD. Ozéas Boiadeiro (Ozéas Gomes de Morais), de 40 anos, é, no momento, o favorito, de acordo com pesquisas de intenção de voto.

Em 2020, o médico Fernando Carneiro foi reeleito — com 46,09% (9135 votos). Jean Cintra, então no Pros, ficou com 27,06% (5.362). Ozéas Boiadeiro, com 25,60% (5074 votos), foi o terceiro colocado.

Fernanda Melo nunca disputou mandato, optando por atuar como líder empresarial. “Mas, ao perceber que Niquelândia precisa dar um salto qualitativo, decidi colocar no meu nome na disputa”, afirma.

Nascida na zona rural, onde viveu vários anos, Fernanda Melo se tornou comerciante (na área de informática) e líder classista. “Então, sei quais sobre as dificuldades enfrentadas pelo Agro — do pequeno, do médio e do grande produtor rural — e pelos empresários urbanos. Estou preparada para resolver os problemas do município e, sobretudo, para colocá-lo num ritmo de desenvolvimento mais acelerado e sustentável.”

Se eleita, Fernanda Melo diz que vai procurar fazer parcerias que contribuam para o desenvolvimento do município. Ao mesmo tempo, planeja rearticular os investimentos públicos — priorizando a melhoria da infraestrutura. “É preciso construir obras que realmente sejam necessárias, que atenda às pessoas e fortaleçam a economia.” A pré-candidata afirma que também quer cuidar, com mais atenção, do povo da cidade. “Sei escutar as pessoas e tenho serviços prestados à comunidade. Portanto, estou preparada para ser prefeita de Niquelândia. Só preciso de uma chance.”

Niquelândia é uma cidade que conta com mineradoras — uma delas, a Anglo América (níquel e ferro), de grande porte. A Wave Níquel, uma multinacional, deve se instalar no município no lugar onde funcionava a mineradora Votorantim.

Se a mineração é um dos pontos fortes da economia local, Fernanda Melo afirma que é vital explorar o turismo. “Nosso potencial na área do turismo é imenso. Há o Lago de Serra da Mesa, situado, em grande parte, no território de Niquelândia, e temos cachoeiras, cavernas etc. Com um pouco de incentivo público e planejamento, podemos criar um projeto para desenvolver o turismo na região.”

Quando falou pelo telefone com o repórter do Jornal Opção, Fernanda Melo disse que estava “chovendo muito” no município. (E.F.B.)