O ex-presidente Jair Bolsonaro tem dito a aliados de Goiás que seu objetivo, em 2026, será derrotar o presidente Lula da Silva ou outro candidato do PT a presidente, como Fernando Haddad.

Para tanto, Bolsonaro estaria dizendo que não será emocional — será frio e calculista. Por isso, vai apoiar aquele candidato da direita que tiver mais chances eleitorais.

Bolsonaro pode apoiar o governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, contra Lula da Silva? Sim. Por seis motivos.

1

Primeiro, Ronaldo Caiado é de direita — e não esconde suas posições ideológicas. Era assim em 1989, quando disputou a Presidência da República pela primeira vez, e, 34 anos depois, não arredou pé de suas ideias e convicções.

Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro: alinhamento ideológico :| Foto: Divulgação

2

Segundo, Ronaldo Caiado não comunga das ideias do PT e tem frisado, desde já, que o União Brasil não apoiará a reeleição de Lula da Silva. Por sinal, se o governador de Goiás não for candidato a presidente pelo União Brasil, o partido pode acabar apoiando o postulante do PT.

3

Terceiro, Ronaldo Caiado tem um discurso afinado com Bolsonaro na questão de que a segurança pública tem de ser dura contra os criminosos. Os dois também a defesa dos policiais.

4

Quarto, e importante, os bolsonaristas de Goiás mantêm diálogo com Ronaldo Caiado.

5

Quinto, Ronaldo Caiado tem um discurso consistente não apenas na segurança. Ele entende de saúde (é médico), de educação, do social (o que pode anular, em parte, a força do petismo na área).

6

Sexto, Ronaldo Caiado é um político de posições firmes. E é leal. Bolsonaro sabe disso, pois foi deputado federal, durante anos, ao lado de Ronaldo Caiado. (E.F.B.)