A enfermeira Dayany Elias Martins, de 37 anos, planeja ser candidata a vereadora em Porangatu, na eleição de outubro deste ano, daqui a sete meses.

Se eleita, por ter boas ideias, sobretudo para requalificar a saúde do município, Dayany Martins poderá representar um sopro de renovação no Legislativo local.

Quando é eficiente, no sentido de fiscalizar os atos dos prefeitos e de fazer proposições sérias — com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos cidadãos —, a Câmara Municipal acaba por realmente ser corresponsável pela gestão pública.

Dayany nasceu em Porangatu e se formou em Enfermagem na Unirg, em Gurupi, no Tocantins. A jovem fez pós-graduação — Enfermagem em Nefrologia — no Ceen-PUC-Goiás.

Como enfermeira nefrologista, presta serviço, há 13 anos, na Clinorte-Clínica de Diálise de Porangatu. A profissional atende em torno de 140 pacientes que necessitam de hemodiálise.

Trabalhou como professora do curso técnico de Enfermagem do Cotec e no curso de pós-graduação em Enfermagem em Nefrologia pela Fasem. No momento, é supervisora de estágio do campo de Nefrologia do curso de graduação em Enfermagem da Faculdade Unibras Norte Goiano-Porangatu.

Tecnicamente altamente preparada, Dayany Martins é uma pessoa carismática e gosta de servir àqueles que precisam de seus serviços qualificados.

Dayany Martins é sobrinha do dermatologista Antônio Macedo, que presta um serviço voluntário extraordinário em Porangatu. A história do médico é tão bonita quanto importante e, por isso, merece ser contada em livro. “Dayany é uma profissional de primeira linha e um ser humano excepcional”, afirma Macedo. (E.F.B.)