Eleitores de Brasília rejeitam todos os candidatos. Nenhum tem menos de 50% de rejeição

O governador Rodrigo Rollemberg tem uma rejeição de quase 70%. Alberto Fraga e Rogério Rosso têm rejeições altas

Rodrigo Rollemberg, governador do Distrito Federal: rejeitado praticamente por 70% dos eleitores

Os eleitores do Distrito Federal estão mandando um recado duro para todos os candidatos a governador: não querem eleger nenhum. A menor rejeição, de Eliana Pedrosa (Pros), chega a 52,1%. A pesquisa de intenção de voto, do Instituto Opinião Política, foi divulgada pelo “Correio Braziliense” na quinta-feira, 16.

A maior rejeição é de Antônio Guillen, com 70,1%. Mas o candidato do PSTU é conhecido só por 3,3% dos eleitores. A rejeição tem a ver, provavelmente, com a falta de conhecimento de quem é o postulante.

A segunda maior rejeição é a do governador Rodrigo Rollemberg (PSB), que não terá o voto de 69,1% dos eleitores. Uma rejeição de 70%, se for mesmo fixa, é intransponível para qualquer candidato. Para piorar sua situação, o candidato é conhecido por 79,5% dos eleitores. Que dizer, os pesquisados sabem os motivos pelos quais estão rejeitando o candidato. Porque é o governador do Distrito Federal.

Eliana Pedrosa, embora seja a menos rejeitada, tem rejeição acima de 50% | Foto: Jornal de Brasília

O terceiro mais rejeitado é Renan Rosa (PCO), com 69%. Mas é conhecido apenas por 4,1% dos eleitores. No caso, rejeição é sinônimo de desconhecimento, possivelmente.

O quarto mais rejeitado é Júlio Miragaya, com 68,4%. É conhecido somente por 5,9% dos eleitores. O desgaste pode ser tanto do desconhecimento quanto do fato de ser filiado ao PT.

O quinto mais rejeitado é Ibaneis Rocha, com 68%. É conhecido por 9,1% dos eleitores. Pode estar absorvendo tanto o desgaste do MDB quanto da má fama dos políticos em geral.

O sexto mais rejeitado é o general Paulo Chagas (PRP), que é conhecido por 7,9% dos pesquisados.

A sétima mais rejeitada é Fátima Souza, com 67,3%. A postulante do Psol é conhecida por 7,7% dos eleitores. No caso, o desgaste talvez resulte mais do desconhecimento de quem se trata.

O oitavo mais rejeitado é Alexandre Guerra (Partido Novo), com 65%. É conhecido por 9,1% dos eleitores.

O nono mais rejeitado é Alberto Fraga (DEM), com 61,8%. A sua situação é mais grave porque 49,5% dos eleitores conhecem o deputado federal.

O décimo mais rejeitado é Rogério Rosso (PSD), com 59,9%. Como o deputado federal é conhecido por 46,3% dos eleitores, sua rejeição é preocupante.

Registro da pesquisa

A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) com o número DF-03100/2018. Para a amostra, foram realizadas 1.231 entrevistas, entre 10 e 13 de agosto, com eleitores residentes no Distrito Federal com mais de 16 anos. O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 3%.

Deixe um comentário