COMPARTILHAR

O Jornal Opção conversou com dois membros do PT a respeito da possibilidade de a vereadora Aava Santiago, do PSDB, disputar mandato de senadora ou governadora pelo PSDB, pelo PT ou pelo PV.

Primeira versão

“O candidato dos sonhos do PT para governador é Marconi Perillo. Porém, pressionado pelo ex-deputado Jardel Sebba e por Jayme Rincon, afastou-se da esquerda, deixando de perceber que o espaço da direita em Goiás já está superpovoado — tanto que, de maneira humilhante, o senador Wilder Morais, possível candidato do PL a governador, dispensou seu apoio”, afirma o petista.

O ex-parlamentar afirma que, “se Marconi Perillo ficar fora do espectro da aliança com o PT, Aava Santiago pode ser a saída”.

Porém, para se aliar ao PT, Aava Santiago terá de sair do PSDB. Como fica sua situação? “Aava, que tem contato direto com a direção nacional do partido, inclusive com Lula da Silva, receberá o apoio da nossa cúpula.”

“O fato é que precisamos construir um palanque consistente — ou relativamente consistente — para a campanha da reeleição de Lula”, assinala. “Na pior das hipóteses, vamos ter de lançar candidato próprio, como Olavo Noleto, que é muito ligado ao presidente e tem presença no interior de Goiás.”

“Outra alternativa é a vereadora Kátia Maria, que, no momento, prefere disputar mandato de deputada estadual.”

E o PSB? “O PSB deve ir com Daniel Vilela (pré-candidato a governador). Não fica com a gente. Karlos Cabral e Elias Vaz já fecharam um acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto, do União Brasil. Pelo menos o PSB vai com Lula para presidente.”

Segunda versão

“Há dois nomes no horizonte do PT para a disputa do governo de Goiás em 2026: Aava Santiago e Olavo Noleto.”

Olavo Noleto: auxiliar do governo do presidente Lula da Silva em Brasília | Foto: Divulgação

“Olavo Noleto pode mesmo ser candidato. Acredito que só se o presidente Lula da Silva chamá-lo e pedir para que dispute. Porque está bem em Brasília. Não sei se ele tem vontade de postular mandato de governador. Pelo que sei, não tem.”

“A gente tem de procurar uma novidade que tenha força no voto que não é petista ou lulista. Com um voto novo, para além do PT, a gente pode crescer em Goiás. O PT precisa buscar o voto não lulista.”

Como avalia Aava Santiago? “A vereadora é, realmente, um fato novo na política de Goiás. Pode ser candidata a deputada federal pelo PT ou pelo PV? Se for, fortalece a chapa de candidatos a deputado federal — com o PT passando a ter possibilidade de eleger de três a quatro parlamentares. Nós teremos bons candidatos, como Adriana Accorsi, Rubens Otoni, ambos deputados federais, Edward Madureira e Delúbio Soares. Com Aava Santiago, teríamos cinco nomes consistentes.”

Mas Aava Santiago pode ser candidata a governadora ou senadora na base do PT? “Aava quase se tornou ministra da Mulher. Esteve em Brasília e conversou com o pessoal do PT. E, sim, pode ser candidata a governadora ou senadora. Ela é uma novidade e é evangélica. Traz algo novo para o PT, areja o ambiente.” (E.F.B.)