Eleição de Aparecida de Goiânia deve pôr Mendanha e Bolsonaro no “octógono”
20 agosto 2023 às 00h01
COMPARTILHAR
A batalha pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia terá um duelo de padrinhos. Um padrinho interno e um padrinho externo.
1
O padrinho Gustavo Mendanha
O principal padrinho, por ser um ícone da cidade, será Gustavo Mendanha, que vai coordenar a campanha do prefeito Vilmar Mariano (que irá se filiar ao MDB).
Operando a campanha de Vilmar Mariano, Gustavo Mendanha pode ser decisivo para garantir a reeleição do prefeito. O ex-prefeito é o principal general eleitoral do município. Não há nenhum outro político comparável na cidade.
Vilmar Mariano conta com outro trunfo: o apoio do governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, e do vice-governador Daniel Vilela, do MDB.
2
O padrinho Jair Bolsonaro
O segundo padrinho, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), não tem a mesma força local de Gustavo Mendanha. Ainda assim, é forte como general eleitoral. Ele vai apoiar o deputado federal Professor Alcides Ribeiro, do PL.
No duelo de padrinhos, quem realmente tende a ganhar? Experts na política local postulam que Professor Alcides vai largar em primeiro e, durante a campanha, tende a desidratar-se e perder para Vilmar Mariano.
Individualmente, sugerem os especialistas, Professor Alcides é mais forte. Porém, não terá o general eleitoral Gustavo Mendanha na sua campanha. Pelo contrário, terá o prefeito contra sua candidatura. Coletivamente, por causa dos grupos e do ex-prefeito, Vilmar Mariano tende a começar em segundo e, de acordo com os experts, a terminar em primeiro. (E.F.B.)