Edinho do Posto é o favorito em Nerópolis. Mas tende a ganhar o candidato de Gil Tavares

22 outubro 2023 às 00h00

COMPARTILHAR
Um analista político sugere que, no município de Nerópolis, cidade que fica nas proximidades de Goiânia, pode ocorrer um fenômeno político interessante: “O mais provável é que aquele que está liderando as pesquisas, Edinho do Posto, do PSDB [de saída], será o candidato a perder o pleito”.
Por que, se está liderando, Edinho do Posto pode não ser eleito? O especialista — uma espécie de “neropólogo” — diz que as pesquisas mostram, no momento, Edinho do Posto tecnicamente empatado com o jornalista Zé Roberto Silva, secretário de Comunicação da Prefeitura. “A diferença entre os dois é mínima. O que fará a diferença, durante a disputa, será o apoio do prefeito Gil Tavares. Ressalte-se que Edinho lidera.”

De acordo com o comentarista, Gil Tavares, depois de sete anos de poder (sem contar gestões anteriores), tem desgaste. “Porém, mesmo assim, ele representa uma força significativa na cidade, porque tem prestígio político e é capaz de montar uma estrutura de campanha formidável. Então, aquele que obtiver seu apoio pode até entrar no jogo como segundo ou terceiro colocado, mas, quando se contar os votos, tende a ser o eleito.”
O grupo de Gil Tavares tem dois candidatos: Zé Roberto — que aparece em segundo lugar, colado em Edinho do Posto — e a secretária de Saúde, Geyciane Rosa de Oliveira. Corre por fora, tentando obter o apoio do gestor municipal, o vice-prefeito Luiz Alberto Franco Araújo.

Do grupo do prefeito, o mais bem ranqueado é Zé Roberto, que, sendo músico, jornalista e empresário, é mais popular e tem um discurso afiado. O secretário também é visto como o político, no momento, mais conectado com Gil Tavares. É, dizem, seu homem de confiança.
Por ser pragmático, se Zé Roberto não estivesse bem avaliado nas pesquisas, Gil Tavares poderia apoiar outro candidato. Porém, o jornalista é, dos integrantes do grupo do prefeito, o mais bem situado. “Assim que Gil Tavares anunciar que Zé Roberto é o seu candidato, o secretário tende a superar Edinho do Posto rapidamente”, postula o analista.
Consta que, com mediação do senador Wilder Morais, Edinho do Posto tenta ser candidato com o apoio de Gil Tavares. Entretanto, se eleito, o empresário do setor de combustíveis tende a tentar superar Gil Tavares, e a trabalhar para “apagar” seu legado (porque sabe que, se for eleito, terá de enfrentar Gil Tavares, em 2028).

Então, dificilmente Gil Tavares apoiará Edinho do Posto que, amigo hoje, poderá se tornar “inimigo” (ou adversário) amanhã. A tendência é que o prefeito apoie alguém de seu grupo. Na circunstância, o favorito é Zé Roberto.
Mas um vereador disse ao Jornal Opção que o gestor municipal também aprecia Geyciane Rosa. Quanto ao médico Luiz Alberto, o vereador diz que, por alguns momentos, o vice se distanciou do prefeito. “Ele reaproximou-se, mas não parece, ao grupo de Gil Tavares, de inteira confiança.”
Há outros nomes no jogo. O PT deve bancar o produtor rural Rodrigo Zani para prefeito. Consta que é o nome preferido da deputada federal Adriana Accorsi.
Curiosamente, se disputar, Rodrigo Zani pode conquistar o apoio da esquerda e, mesmo, de vários produtores rurais, pois alguns, apesar de conservadores, apreciam a defesa que Zani faz daqueles que labutam na terra — como produtores de leite ou de grãos.

Rodrigo Zani é uma voz crítica à gestão de Gil Tavares e avalia, de acordo com aliados, que quem votar em Zé Roberto ou Geyciane Rosa estará dando um terceiro mandato ao prefeito. Seu grupo trabalha com as ideias de mudança e alternância no poder. Nas conversas, o jovem político do PT tem dito que é preciso “devolver” a prefeitura ao povo de Nerópolis. “Gil Tavares e aliados ‘privatizaram’ a prefeitura”, critica um vereador.
Outros quatro nomes estão no jogo: Elisa Maria (vereadora), Fabiano Luiz (ex-prefeito), Jones Rodrigues e Major Almir.
O “neropólogo” afiança que a única chance de derrotar o candidato de Gil Tavares será unir toda a oposição em torno de Edinho do Posto. “Hoje, se as pesquisas estiverem corretas, a única possibilidade de derrotar Zé Roberto ou Geyciane Rosa será unir todo mundo, e, mesmo assim, será muito difícil superar o postulante bancado pelo prefeito.” (E.F.B.)