A produtora rural Vanda Rizzia deixou a presidência do PSDB em Rio Verde, desfiliou-se do partido e não apoia o candidato do partido Republicanos a prefeito, o médico Osvaldo Fonseca Júnior.

A crise começou porque, mesmo não sendo filiado ao PSDB, Osvaldo Fonseca impôs a candidatura da Sargento Adna Silveira Souza na sua vice. Sargento Adna é do PSDB, mas não foi escolhida por Rizzia, e sim pelo postulante do Republicanos. Daí a crise. Um aliado do médico afirma que “Rizzia pode até entender alguma coisa de produção rural, mas não sabe nada de política”. Ele acrescenta que a ex-tucana “não tem voto”.

Sargento Adna: uma das razões da crise em Rio Verde | Foto: Site do TSE

Antes da saída de Rizzia — a tucana foi atropelada, politicamente, por Marconi Perillo e por Osvaldo Júnior —, já havia ocorrido uma defecção na campanha de Osvaldo Fonseca. Niltão Cezar Borges decidiu deixar o cargo de coordenador da campanha do candidato do Republicanos. “Nilton é uma pessoa respeitada na cidade”, assinala um vereador.

O PSDB indicou Jaqueline Zaiden para presidente da comissão provisória. Porém, de acordo com um tucano, a empresária nem se encontra em Rio Verde. Estaria viajando.

Qual o motivo da crise no PSDB e no Republicanos. Um “rioverdólogo” apresenta uma explicação: “Quando se tem poucos votos, portanto escassos soldados, os caciques-oficiais começam a brigar entre si. No grupo de Osvaldo Jr., desde já, sente-se o cheiro da derrota. É isto”. (E.F.B.)