Coronel Polidório firma-se como pré-candidato a prefeito de Porangatu
31 março 2024 às 00h00
COMPARTILHAR
Há dois pré-candidatos consistentes na disputa pelo controle da Prefeitura de Porangatu: a prefeita Vanuza Valadares, do União Brasil, e Coronel Polidório, sem filiação partidária.
Apesar da nova operação da Polícia Federal, Vanuza Valadares está bem avaliada e lidera as pesquisas de intenção de voto. Quem subestimá-la pode acabar contribuindo para lhe dar um novo mandato.
Depois de um início ruim, Vanuza Valadares deu a volta por cima e faz uma gestão acima da média — com obras e contas públicas relativamente ajustadas. Seu problema é não saber qual será o resultado das investigações da Polícia Federal, que apura suspeitas de corrupção na área de saúde da prefeitura. Por enquanto, não há informação de envolvimento direto da prefeita. Mas familiares têm sido citados nas operações da PF. Entretanto, não há nada conclusivo, ou seja, não há nenhuma condenação. Claro, se houver alguma prisão, aí muda tudo.
A novidade é o surgimento da pré-candidatura do Coronel Polidório. De acordo com um político local, “só há dois tipos de pessoas em Porangatu — as que já gostam e as que querem gostar de Polidório”.
Considerado excelente policial, de decência comprovada, o tenente-coronel Polidório é a principal aposta das oposições. Como não precisa se filiar agora, o militar está avaliando os partidos.
O partido e o vice de Coronel Polidório
Há quem postule que Coronel Polidório será candidato pelo PSDB. O que, a rigor, não seria racional, pois colocaria Porangatu na oposição ao governo do Estado e isolaria a cidade. Portanto, a tendência lógica é que ele acabe disputando a prefeitura por um partido da base do governador Ronaldo Caiado — como o PL do senador Wilder Morais (aliado do gestor estadual) ou o PDT da deputada federal Flávia Morais (aliada de Ronaldo Caiado).
Especula-se, neste momento, qual será o vice de Coronel Polidório. O mais cotado é o empresário Rafael do Charque, que, além de representar a renovação e ser bem-sucedido — é um dos principais geradores de emprego de Porangatu —, é ligado ao deputado federal Glaustin da Fokus, que pertence à base do governador Ronaldo Caiado. O pastor Fernando, da Assembleia de Deus, respeitado na cidade, também figura na lista dos possíveis vices.
As oposições, de acordo com uma fonte, vão se unir, de maneira integral, para enfrentar Vanuza Valadares. “Não vai haver divisão. Nós vamos deixar divergências pontuais de lado para concentrar no principal — a candidatura de Coronel Polidório”, afirma.
PT faz oposição a Vanuza Valadares
O PT de José Uilton ainda não definiu seu pré-candidato. É certo que não apoiará a prefeita Vanuza Valadares, porque seu marido se apresenta como “inimigo” do presidente Lula da Silva. Na eleição de 2022, Eronildo Valadares disse que, se o petista-chefe fosse eleito, ele fecharia sua empresa, a Casa Valadares, e demitiria todos os funcionários. O red foi eleito, mas, felizmente, o empresário não cumpriu a promessa. (E.F.B.)