Confira quem pode assumir, em definitivo, a Secretaria de Economia do governo de Ronaldo Caiado
16 abril 2023 às 00h14
COMPARTILHAR
O Fisco ficou aliviado com a saída de Cristiane Schmidt da Secretaria de Economia do governo de Goiás. Comenta-se que era arrogante e tinha certo menosprezo pelos goianos — o que talvez seja um exagero (seu grau de exigência, alto, talvez incomodasse muito).
Com a saída da chicago-girl, a doutora em Contabilidade Selene Peres Nunes assumiu, interinamente, a Secretaria de Economia. O governador Ronaldo Caiado, do União Brasil, tem apreço pela auxiliar. Teria dito a parlamentares que se trata de uma técnica “jeitosa”. Com isto, o gestor estadual quis dizer que é pragmática e resolutiva. Noutras palavras, sabe o que se deve fazer no cargo — e não é burocrata. Conhece e admite o grau de urgência exigido pelo governador.
Diz-se que falta certo traquejo político a Selene Peres Nunes, o que, querendo, aprende-se logo.
O meio político sugere que Selene Peres Nunes pode ser uma secretária de transição, quer dizer, estaria preparando o campo para o secretário definitivo.
No mercado persa da política, chegou-se a mencionar o nome do economista Valdivino Oliveira para o cargo. Porém, dois deputados postulam que há dois nomes mais cotados: Adriano Rocha Lima e Marcos Roberto Silva.
Adriano Rocha Lima é um dos principais responsáveis pelo redesenho da estrutura do governo e, por isso, sabe tudo sobre sua estrutura. A própria Secretaria de Economia foi remodelada sob sua batuta.
Um dos cérebros do governo, Adriano Rocha Lima não é um burocrata. Pelo contrário, é um técnico altamente criativo, um formulador. Na Secretaria de Economia, poderia viabilizar os recursos necessários tanto para infraestrutura quanto para o social. Porque, como se disse, ele é quem tem uma visão mais global do governo e do que é preciso fazer em todo o Estado (“ao lado de Ronaldo Caiado, o Adriano tem o governo na cabeça — sabe tudo”, sublinha um deputado). Sabe o que se deve fazer e como fazer. É um craque.
Os deputados ouvidos pelo jornal postulam que o advogado Marcos Roberto Silva, uma das pessoas do círculo de confiança do governador Ronaldo Caiado, é outro nome altamente cotado. Trata-se de um técnico pragmático e eficiente.
Dada a identidade com Ronaldo Caiado — eles se entendem por música —, Marcos Roberto Silva é um nome adequado para a Secretaria de Economia. No cargo, seria uma espécie de facilitador para que as decisões do governador sejam viabilizadas o mais rápido possível.
O auditor fiscal e Pedro Sales
Publicada a nota, um auditor fiscal disse à redação: “Deveriam ter acrescentado o nome de Pedro Sales, que é um técnico altamente competente”. Está, pois, devidamente acrescentado. Pedro Sales está indo bem na Secretaria de Infraestrutura. (E.F.B.)