O senador Vanderlan Cardoso disse a um editor do Jornal Opção, recentemente, que deverá lançar candidato a prefeito em Senador Canedo. Não será, claro, o prefeito Fernando Pellozo, do União Brasil.

Vanderlan Cardoso alega que, assim que assumiu a presidência do PSD, Fernando Pellozo desfiliou-se do partido e se filiou ao União Brasil, atendendo convite do governador de Goiás, Ronaldo Caiado. Teria sido, na opinião do senador, uma “descortesia” com um aliado.

Xandão Braga: aposta do Agir em Senador Canedo | Foto: Divulgação

Mas quem será o candidado de Vanderlan Cardoso a prefeito de Senador Canedo? Pré-candidato a prefeito pelo Agir, o jornalista Alexandre Braga — o Xandão de Senador Canedo — especula que não será “um” candidato, e sim “uma” candidata”. Quem mesmo?

Xandão Braga aposta que, se não disputar a Prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso se concentrará na política de Senador Canedo. Porque será melhor ter um passarinho na mão a ver dois voando.

Então, de acordo com Xandão Braga, a mulher de Vanderlan Cardoso, a empresária e suplente de senadora Izaura Cardoso, será a candidata a prefeita.

Divino Lemes: aposta do marconismo | Foto: Fábio Costa / Jornal Opção

Entretanto, seis políticos de Senador Canedo postulam que Vanderlan Cardoso será candidato a prefeito de Goiânia e, por isso, não vai lançar sua mulher em Senador Canedo, porque abriria espaço para críticas do tipo “a panelinha do senador”.

Segundo os políticos, ouvidos na semana passada, Vanderlan Cardoso deve bancar Paulo Roberto dos Santos ou Cainã Dias de Souza Teodoro.

Paulo Roberto dos Santos e Cainã Dias são auxiliares do prefeito Fernando Pellozo. O primeiro é presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). O segundo é presidente da Agência de Saneamento de Senador Canedo (Sanesc). Ambos são ligados a Vanderlan Cardoso, mas mantêm relacionamento respeitoso com o gestor municipal.

As pesquisas apontam Fernando Pellozo em primeiro lugar, bem à frente dos adversários, como o ex-prefeito Divino Lemes (PSDB). Este é o segundo colocado, com Xandão Braga em terceiro (o ex-emedebista garante que, em algumas pesquisas, está em ascensão).

Xandão Braga disse que será candidato a prefeito e que o Agir o bancará.

Já o MDB acabará por fechar uma aliança com Fernando Pellozo, a pedido de Ronaldo Caiado. Afinal, a filiação do prefeito ao União Brasil resultou de um convite do governador.

Por isso Xandão Braga se desfiliou do MDB e se filiou ao Agir, pois não quer ser vice de Fernando Pellozo. (E.F.B.)