Com quadro aberto, 3 políticos têm chances de ganhar em Buriti Alegre
17 março 2024 às 00h01
COMPARTILHAR
As pesquisas de intenção de voto mostram um quadro pré-eleitoral aberto no município de Buriti Alegre. Há, no momento, quatro pré-candidatos: Clayton Carvalho, do pP, Garibaldo Neto, do PL, João Alfredo de Mello, do PT, e Solange do Banco (Solange Barros de Souza), do pP.
Duas pesquisas mostram Clayton Carvalho e João Alfredo em quadro de empate técnico, com o primeiro ligeiramente na frente. Garibaldo Neto aparece em seguida. A seis meses das eleições, os três são os que têm mais chance de vencer o pleito.
A força de João Alfredo advém do fato de já ter sido prefeito, por duas vezes, e por ter aliados tradicionais. As pesquisas mostram, porém, um aparente teto.
A força de Clayton Carvalho deriva do apoio do prefeito André Chaves, do MDB, e do deputado federal Adriano do Baldy, do pP, seu cunhado. Aparece em primeiro nas pesquisas citadas, mas, aparentemente, parou de crescer — o que sugere que pode ser alcançado e, até, superado.
O advogado Garibaldo Neto é apontado como o “novo”, o “agente da mudança”, a “aposta da terceira via”. É filiado ao PL, o partido bolsonarista. Ele é, por assim dizer, de centro-direita.
Solange do Banco é vista como “articulada”, mas sem um grupo consistente para bancá-la. Ela foi eleita pelo pP, mas não é o nome do partido para a disputa. Pode ser vice? Pode. Mas está dizendo que será candidata a prefeita. Há quem postule que vai disputar a reeleição. (E.F.B.)