Na disputa de 2020, há pouco mais de três anos, Paulinho do Barreirão (Paulo César José do Nascimento, do União Brasil), de 52 anos, foi eleito prefeito de Anicuns (conhecida como a cidade de Ary Valadão, que foi governador de Goiás, entre as décadas de 1970 e 1980). Os eleitores depositaram imensa confiança no empresário ao dar-lhe 60,98% dos votos válidos. O segundo colocado, Waltenir Vicente Neto, o Tenir (pP), obteve apenas 28,07%.

Paulinho do Barreirão vai disputar a reeleição, mas seus adversários sugerem que o quadro será bem diferente do de 2020. Porque, além do desgaste natural de quem administra uma prefeitura, sua base política estaria dividida. Ao mesmo tempo, o gestor municipal conta com a máquina pública, que, por vezes, faz a diferença numa disputa eleitoral.

Paulinho do Barreirão: prefeito de Anicuns | Foto: Facebook

As oposições estão animadas, e exatamente por considerar que o prefeito tem desgaste. Hoje, Paulinho do Barreirão conta com o apoio de seis vereadores, mas cinco estão na oposição. E há problemas: o presidente da Câmara Municipal, Carlinho Zé da Nica, do União Brasil, enfrenta uma denúncia (teria usado o Corolla da Câmara para fazer compras no Paraguai. Ele nega). Um secretário da prefeitura teria usado um automóvel para fazer campanha para deputado e, por isso, teve de ser afastado. Os dois são aliados do prefeito.

Lourival Bueno e Manezinho Vieira

O médico Lourival Bueno de Souza, que foi prefeito entre 2003 e 2008 — e perdeu duas eleições, em 2012 (para Manezinho Vieira) e 2016 (para Zé da Ferragista) —, planeja disputar a eleição.

Manezinho Vieira, que já foi prefeito, deve ser candidato a prefeito pelo PDT ou pela DC. Apontado como político experiente, estaria esperando o “momento adequado” para se manifestar sobre a candidatura.

Lourival Bueno de Souza: ex-prefeito de Anicuns | Foto: Facebook

Na disputa de 2012, Manezinho Vieira (Manoel Vicente Vieira) derrotou Dr. Lourival Bueno. A vitória foi apertada: o primeiro obteve 41,76% e o segundo, 40,36%.

O que se pode concluir é que o quadro pré-eleitoral em Anicuns está aberto — tanto que, de acordo com uma pesquisa, Lourival Bueno, Manezinho Vieira e Paulinho do Barreirão estão “embolados”. Não se pode falar em favoritos absolutos.

O nome do ex-deputado Rubens Marques tem sido citado como possível candidato. Mas ele estaria mais interessado em assumir na Assembleia Legislativa. (E.F.B. — WhatsApp: 99973-9629)