Na eleição de 2020, seis políticos disputaram a Prefeitura da Cidade de Goiás — o que facilitou a vida de um deles, Aderson Liberato Gouvea, do PT, que foi eleito. Em 2024, daqui a nove meses, o petista será candidato à reeleição.

As oposições, se lançaram cinco candidatos em 2020, quatro anos depois tende a lançar de dois a três.

Aderson Gouveia: prefeito da Cidade de Goiás | Foto: Facebook

O advogado e pecuarista Elber Carlos da Silva, que deve trocar o Avante pelo União Brasil, disse ao Jornal Opção que será candidato, com o vereador Fabrício Godinho Martins, do União Brasil, na vice (Fabrício é irmão de Alex Godinho, chefe de gabinete do governador Ronaldo Caiado). Trata-se de uma chapa encorpada, sobretudo porque terá o apoio do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do União Brasil. O gestor estadual tem uma força expressiva no município. Desde já, portanto, o jovem figura na lista dos favoritos.

A incógnita é a ex-prefeita Selma Bastos, que deixou o PT. Inquirida pelo Jornal Opção se vai disputar a prefeitura — que ocupou por dois mandatos, cristalizando a imagem de gestora eficiente —, a ex-petista disse: “É a pergunta que não quer calar, não é mesmo?”

Selma Bastos: imagem de gestora eficiente | Foto: Divulgação

Selma Bastos acrescentou: “Estou sendo muito procurada por partidos, lideranças políticas e pessoas da comunidade”. Todos querem que ela seja candidata. Mas, ressalva, “ainda não me decidi, vou deixar mais pra frente. Irei tomar uma decisão madura, responsável e acertada”.

Experts na política local sugerem que, se Selma Bastos for candidata, Aderson Gouvea, apesar do controle da máquina pública, pode acabar não sendo reeleito. Porque, a rigor, ele e a ex-red disputam o mesmo eleitorado. O seu trunfo de 2020 poderá ser “repassado” para a oposição, em 2024.

Há outro candidato consistente — Cosmo César dos Santos, o Cesinha, que, tendo disputado em 2020 pelo PSC, deve ser candidato, daqui a nove meses, pelo PSDB do ex-governador Marconi Perillo. Na eleição passada, ele ficou em segundo lugar, com boa votação.

Cesinha da Ambulância: aposta do PSDB na Cidade de Goiás | Foto: Reprodução

Se os quatro estiverem em campo, a disputa será intensamente disputada. Há quem postule que a grande disputa se dará entre Selma Bastos e Elber Carlos. Mas é preciso levar em consideração a força da máquina, o que, claro, fortalece Aderson Gouvea, que, portanto, figura na lista dos favoritos.

Resultado do pleito de 2020

Na eleição de 2020, Aderson Liberato Gouvea foi eleito com 4.176 votos (29,96%). O segundo colocado, Cosmo César dos Santos, obteve 3.920 votos (28,13%). A diferença entre ambos foi de 256 votos — um “beicinho de pulga”, como se diz na cidade.

O terceiro colocado, Elber Carlos da Silva, também foi bem votado, ficando com 3.095 votos (22,21%).

O que deu a vitória a Aderson Gouvea foi, em larga medida, o número de candidatos das oposições — cinco. Divididas, permitiram que o petista fosse eleito com menos de 30% dos votos válidos. (E.F.B.)