Avante planeja lançar 4 candidatos a deputado federal consistentes. Confira quais

08 março 2025 às 21h00

COMPARTILHAR
O presidente estadual do Avante em Goiás, o vereador Thialu Guiotti, recebeu uma determinação do presidente nacional, o deputado federal Luiz Tibé: a cúpula exige que a legenda no Estado envie para Brasília, em 2026, de um a dois deputados federais.

Por causa da cláusula de barreira, os dirigentes partidários estão altamente preocupados em eleger deputados federais. Quem eleger poucos parlamentes, acabará perdendo o fundo partidário e o tempo de televisão. O Avante, naturalmente, quer manter os dois. Para, como partido, ficar vivo.

Thialu Guiotti se prepara para disputar mandato de deputado estadual. Porém, para fortalecer o partido em Brasília, pode acabar disputando mandato de deputado federal. É o que se espera do vereador no plano nacional. “Thialu não deve se limitar às questiúnculas de Goiânia, onde é vereador”, afirma um integrante do Avante. “Ele deve pensar no partido, inclusive em nível nacional.”

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Bruno Peixoto (União Brasil), deve assumir a presidência do Avante, no início de 2026. Ele vai disputar mandato de deputado federal e analistas políticos sugerem que deve figurar entre os mais votados, ao lado de Silvye Alves, do União Brasil, e Gustavo Gayer, do PL. Há quem postule que, dada a estrutura que está montando em todo o Estado, pode ser o mais votado.

Bruno Peixoto deve levar outros políticos para o Avante para disputar mandato de deputado federal. Entre os mais cotados estão o deputado estadual Lucas Calil, do MDB, e a ex-vereadora Dra. Cristina Lopes.
A deputada federal Lêda Borges (PSDB) deve receber convite da cúpula do partido, em breve.
Há outros nomes na mira, como a deputado federal Flávia Morais, que tende a sair do PDT. (E.F.B.)