Até o cachorrinho Totó, que não sai da porta da Prefeitura de Catalão, “sabe” que o candidato do prefeito Adib Elias à sua sucessão é o secretário de Administração, Nelson Fayad.

Parece que há um consenso: Nelson Fayad estaria definido. O principal motivo é que se trata do aliado mais ligado a Adib Elias. Se ele ganhar, assumirá a prefeitura de fato e de direito, mas a tendência é que o prefeito tenha um papel decisivo na formatação de seu secretariado e, portanto, da gestão.

Jamil Calife: é uma das apostas do grupo de Adib Elias | Foto: Assembleia Legislativa

Porém, em off, um aliado de Adib Elias afirma que o prefeito ainda não definiu inteiramente que lançará Nelson Fayad. Ante a perplexidade do repórter, a fonte, que trabalha na Prefeitura de Catalão, disse o seguinte: “Acima de tudo, Adib quer eleger o próximo prefeito, e tem de ser um aliado fiel. Porém, se o aliado, como Nelson Fayad, colocar o grupo em risco, por falta de empenho e, sobretudo, votos, o prefeito não hesitará em trocá-lo”. Mas trocar por quem?

“Esclareço que, no momento, o nome de Adib Elias é mesmo o de Nelson Fayad. Tanto que ele operou para retomar o controle do MDB com o objetivo de retirar a candidatura de Elder Galdino, hoje pré-candidato do partido a prefeito. Era e é uma tentativa de eliminar riscos. Porém, se Elder Galdino se mantiver no páreo, e com chance de ganhar, porque até os melhores gestores têm desgastes, Adib poderá trocar Nelson Fayad por Velomar Rios, o secretário da Saúde, ou pelo deputado estadual Jamil Calife”, afirma o aliado prefeito.

Velomar Rios, secretário da Saúde | Foto: Secom da Prefeitura de Catalão

“O certo é que Adib Elias, estrategista político eficiente, vai esperar um pouco mais. Entretanto, fará tudo para eleger o prefeito. Porque planeja disputar mandato de deputado federal (ou estadual, se Jamil Calife postular a prefeitura) ou a suplência de Gracinha Caiado, provável candidata a senadora, em 2026, pelo União Brasil. A força de Adib será uma se contribuir para eleger o prefeito e será outra, bem menor, se não eleger”, assinala a fonte.

Elder Galdino: por enquanto, é o candidato do MDB Foto: reprodução/Facebook

No momento, há três nomes colocado para a disputa: Nelson Fayad, do “PAE” (Partido do Adib Elias), Elder Galdino, do MDB, e Júlio Paschoal (sem definição partidária). O favorito, por causa do apoio do general eleitoral Adib Elias, é Nelson Fayad. Mas o jogo está, claro, aberto — considerando que parte significativa dos eleitores vai avaliar, em 2024, não exatamente Adib Elias, e sim Nelson Fayad.  Por isso Júlio Paschoal e, sobretudo, Elder Galdino não podem ser subestimados. (E.F.B.)