Resultados do marcador: Reforma Tributária

Para Caiado, a Reforma “concentra poder” e ignora realidades regionais

"O governo federal quer transformar os repasses em uma mesada arbitrária para prefeitos e governadores", disse Paulo Vitor Avelar

O presidente da CNM ainda destacou a importância da união entre os municípios

Indústrias podem deixar o estado, sem os benéficos fiscais

O programa de assessoramento técnico tem como autoridade máxima a Comissão de Sistematização e é formado pelo Grupo de Análise Jurídica, da Equipe de Qualificação e de 19 grupos técnicos

Com placar de 324 a 123, parlamentares locais destacam os riscos para a economia de Goiás

Reforma tributária pode repassar cerca de R$ 8 bilhões anuais para municípios que protegem a natureza

Apesar de o imposto zerado não significar que a carne vai ficar mais barata do que é hoje, ela pode se tornar mais atrativa na comparação com outros produtos que estão fora da cesta básica e lista de redução do imposto

O projeto de regulamentação da reforma tributária, sancionado na quinta-feira, 16, cria uma nova categoria de empreendimentos, que será isenta da cobrança dos novos impostos. A classe, denominada como nanoempreendedores, será formado por pessoas físicas que operam em pequena escala e possuem uma receita anual inferior a R$ 40,5 mil.
Trabalhadores informais, como vendedores, ambulantes, jardineiros, cozinheiros, artesãos e agricultores familiares, são algumas das profissões que se enquadram na categoria. Mototaxistas e outros profissionais autônomos também podem ser incluídos.
Os nanoempreendedores não pagarão o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual criado pelo texto. O imposto substitui o ICMS, ISS, PIS, Confins e IPI.
A proposta visa garantir que pequenos empreendedores não sejam sobrecarregados com impostos, evitando a continuaçãona informalidade. A isenção, no entanto, não significa que esses negócios não pagarão nenhum imposto a partir de 2026, quando a reforma entrar em vigor.
Outros tributos, como constribuições previdenciárias e impostos sobre a propriedade, ainda podem ser cobrados. Microempreendedores Individuais (MEIs) não se enquadram nessa nova categoria.
O regime para a nova classe promete ser mais simplificada, com menos burocracia e foco na autodeclaração. Não haverá exigência de notas fiscais em todas as transações, o que reduz custos administrativos.
Os nanoempreendedores tambem não precisarão registrar uma personalidade jurídica, ou seja, continuarão atuando como pessoa física. O MEI e outras modalidade exigem a obtenção de um CNPJ.
O controle da classe será realizado por meio de sistemas integrados de cadastramento e monitoramento do faturamento anual. O governo também pode criar plataformas digitais específicas para essa categoria ou otimize o sistema já existente para o MEI.
Leia também
Como a nova regra do Pix impacta a vida dos trabalhadores informais?

Ronaldo Caiado (UB), governador de Goiás, destaca os esforços do estado para acompanhar a mudança, mas com preocupações sobre sua execução

Governo realizará avaliações quinquenais para monitorar e ajustar as regras da reforma tributária

Lula deve sancionar a proposta ainda nesta semana

A retirada das bebidas açucaradas da reforma tributária gerou críticas; a Câmara reintroduz a taxação das bebidas

Caso o presidente Lula vete trechos, o Congresso poderá derrubar as objeções

Texto segue para a análise da Câmara dos Deputados