Resultados do marcador: Poluição

Nova revisão confirma que o ar que respiramos pode afetar diretamente a saúde do cérebro

Moradores denunciam poluição em córrego após forte odor e mudança de coloração

A especialista ouvida pelo Jornal Opção detalha que o periódico revela que há outras possíveis causas do envelhecimento da população e traz um panorama de Goiás em relação ao tema

A proposta, que já foi apresentada mas está sob vista, deve ser tema de audiência pública no próximo dia 21 de maio

Decisão fixa prazo de 10 dias para que o município apresente um plano emergencial de destinação alternativa de resíduos sólidos urbanos

Proporção de área queimada no município já é superior à área de perímetro urbano

Plataforma que pede poluição colocou o Brasil no mesmo nível que Índia, China e Paquistão, os três países mais poluídos do mundo

Incêndios florestais batem recorde no Brasil e neblinas de fumaça estão em todo o país

Alguns voos foram cancelados e outros alterados devido às condições climáticas severas na capital goiana

Cientistas explicam que o movimento é impulsionado por padrões de vento e pela circulação atmosférica

A revista científica Jama Network Open publicou recentemente um estudo do Canadá que revela uma conexão entre o desenvolvimento neurológico de recém-nascidos e a poluição do ar.
Isso ocorre porque a grávida compartilha seu sistema com o feto. Portanto, a exposição a altos níveis de um tipo específico de poluente pode afetar também o bebê. Caso isso aconteça durante a gravidez, pode aumentar o risco de crianças nascerem com paralisia cerebral.
Para realizar a pesquisa, analisaram os dados de gravidez e nascimento de aproximadamente 1,5 milhão de mães e filhos. Os participantes eram da província de Ontário, no Canadá, e os dados vão de 2002 a 2027.
Segundo o estudo, a exposição à poluição do ar está associada ao maior risco de desenvolver paralisia cerebral. Entretanto, vale destacar, o estudo se refere especificamente à partículas muito pequenas, mais conhecidas como PM 2.5.
Eles relatam que ainda são necessários mais estudos para confirmar informações mais precisas. Entretanto, é fato que a exposição a essa partícula durante a gestação pode promover inflamação e impactar o desenvolvimento cerebral do feto.
A PM 2.5 é emitida principalmente por escapamentos de veículos, fábricas, queima de carvão/madeira e até mesmo em algumas atividades agrícolas. A atividade humana produz uma quantidade significativa dessas partículas, ainda mais em áreas urbanas e industriais.
Ainda que o estudo não prove que a poluição do ar causa paralisia cerebral, os pesquisadores ainda destacam que podem haver consequências preocupantes para gravidas expostas à grandes concentrações de PM2.5.
Inclusive, estudos anteriores indicam que também há relação entre a exposição pré-natal à partícula e outras condições neurológicas, como transtorno do espectro autista (TEA) e transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Leia também:
Médico fica oito anos sem tomar banho e revela efeitos no corpo
Estudo revela como coronavírus altera células, abrindo frente para novos tratamentos

Capital possuí 85 cursos d’água, mas 79 são castigados pela ação humana

Evento pode ocorrer ainda neste século

Requerimento de autoria do vereador Diogo Fernandes (PSD) que contou com a assinatura de oito vereadores em plenário

Foi instaurado um inquérito policial que se iniciará com as oitivas dos representantes da concessionária do serviço de saneamento e órgãos ambientais