Resultados do marcador: Ocupação

Encontramos 10 resultados
57817912-b69a-4a6e-aa70-e581d43e146b
Desocupação
PM desocupa prédio ocupado por cerca de 20 famílias no Setor Oeste, em Goiânia

A ocupação foi organizada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB)

38ce7d0d-e207-4d67-8d51-6a71cb112960
Urgente
Agora: Polícia Militar cerca prédio ocupado por movimento social no Setor Oeste, em Goiânia

A Polícia Militar foi acionada e cercou toda a área, garantindo a segurança no local e evitando confrontos. A corporação mantém monitoramento permanente enquanto a situação é avaliada pelas autoridades competentes

Oriente Médio
Netanyahu afirma ter plano de ocupação total da Faixa de Gaza, mas descarta anexação

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou, nesta quinta-feira, 7, que pretende ocupar toda a Faixa de Gaza ao fim da guerra, mas negou qualquer intenção de anexar o território ao Estado israelense. A declaração foi feita durante uma coletiva de imprensa em Tel Aviv, onde o líder israelense detalhou os próximos passos do governo em relação ao enclave palestino.

A Faixa de Gaza é um território palestino definido no mapa da ONU durante a criação do Estado de Israel, em 1948. Desde então, sua administração tem sido motivo de intensos conflitos e disputas geopolíticas.

Segundo Netanyahu, o plano inclui a criação de um órgão temporário para administrar Gaza após o conflito, com o controle sendo exercido pelas Forças Armadas israelenses até que haja condições para a formação de um governo local. Ele também anunciou a intenção de estabelecer um "perímetro de segurança" ao redor da região. “Não queremos ficar com Gaza, queremos um perímetro de segurança”, afirmou o premiê.

Em entrevista anterior à emissora norte-americana Fox News, Netanyahu reforçou que o objetivo é controlar o território, mas sem incorporá-lo oficialmente a Israel. “Pretendemos tomar o controle, mas não ficar com o território. Queremos criar um perímetro de segurança, mas não queremos governá-la”, disse.

A declaração provocou reação imediata do grupo palestino Hamas, que classificou o anúncio como um “golpe” às negociações de cessar-fogo. Segundo o grupo, Netanyahu estaria “sacrificando” os reféns em Gaza por interesses políticos próprios.

A emissora israelense i12 já havia antecipado, no início da semana, que Netanyahu planejava expandir a ofensiva militar até ocupar toda a Faixa de Gaza. A expectativa é que o premiê formalize o plano em reunião com seu gabinete ainda nesta quinta-feira.

No entanto, o plano enfrenta resistência dentro das próprias Forças Armadas. O chefe de gabinete militar já se manifestou contra a proposta e indicou que não pretende executá-la. Netanyahu, por sua vez, ameaçou demitir o comandante caso haja recusa.

Detalhes do plano

Os principais pontos do plano incluem a ocupação total da Faixa de Gaza por tropas israelenses; a administração temporária sob comando militar; a criação de um perímetro de segurança ao redor do território; e operações em áreas onde há suspeita de cativeiros de reféns.

A ideia de controlar Gaza não é nova. Em maio, Netanyahu já havia mencionado que a ocupação fazia parte de um “plano de vitória” na guerra. Durante visita à Casa Branca, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a sugerir que os EUA poderiam assumir o controle da região, realocar os moradores para países vizinhos e transformar Gaza em um destino turístico com resorts de luxo.

Leia também: Reino Unido anuncia possível reconhecimento do Estado Palestino em setembro

440e2799-e9a9-446c-ad5e-551c84a56cb5
Goiânia
Justiça suspende por quatro meses desocupação em área do Residencial Real Conquista

A decisão judicial também determinou o encaminhamento do caso à Comissão Fundiária do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO)

Reforma Agrária
MST ocupa sede do Incra em Goiânia contra desapropriação de terras

Movimento luta contra a desapropriação de terras que abrigam mais de 400 famílias

JUSTIÇA
MPF manifesta contra lei que pode despejar famílias que ocupam rodovias goianas

Medida gerou controvérsia por criminalizar a atuação de movimentos sociais

Vista aérea do morro da Serrinha | Foto: Reprodução GoogleEarth
Meio ambiente
Governo abre licitação para recuperar Morro da Serrinha

Local está parcialmente ocupado e é considerado vital para a preservação do Cerrado em Goiânia

CONQUISTA
Em primeiro caso de solução fundiária, 161 famílias de Itaberaí ganham posse de terra

Na última sexta-feira, 12, moradores ganharam legalmente a posse da terra por meio de intermediação da Comissão de Soluções Fundiárias (CSF) do Tribunal de Justiça de Goiás

fazenda são lukas
Incra nega ter autorizado invasão do MST em fazenda de Hidrolândia

O órgão explica que a ocupação e transformação da terra em um assentamento dependem de estudos de viabilidade e deve respeitas os trâmites legais

Em recuperação, mercado hoteleiro deve registrar 100% de ocupação em cidades turísticas durante réveillon

ABIH Nacional pretende ultrapassar a marca de 2021, onde 92,10% dos hotéis foram ocupados