Resultados do marcador: Falta de água

O interrompimento do serviço pode lesar os consumidores nas regiões central e sul de Goiânia e parte de Aparecida, atendida pelo Sistema João Leite

Um apagão registrado na região Metropolitana de Goiânia, na sexta-feira, 25, prejudicou o abastecimento de água em aproximadamente 40 bairros de Aparecida de Goiânia nesse final de semana. De acordo com a Saneado, o reabastecimento ocorre de forma gradual durante a tarde e noite desta segunda-feira, 28.
“O bombeamento de água do Sistema Independência Mansões foi retomado por volta de 12h, enquanto no Sistema Tiradentes o retorno ocorreu às 11h, horários em que a energia elétrica foi restabelecida nos dois locais”, cita trecho do comunicado da companhia ao Jornal Opção. “A normalização total está prevista para ocorrer ao longo desta noite”, acrescenta.
A empresa explica que no sistema de abastecimento a normalização é gradual e ocorre à medida que as redes e os reservatórios são carregados com água. “Diferentemente do restabelecimento de energia, que ocorre imediatamente após a conclusão dos serviços na rede elétrica”, compara.
“Por isso, é importante o consumo consciente das reservas nas caixas d’água, sem desperdícios. Essa medida contribui para a agilidade na recuperação do sistema, especialmente dos bairros da parte alta da cidade, que levam mais tempo para ter o abastecimento totalmente normalizado”, alerta.
No site da Saneago há dicas de consumo consciente; acesse www.saneago.com.br/dicas/.
Já a Equatorial Goiás, por meio de nota, informou que houve "um defeito na Subestação Xavantes [que] provocou a interrupção do fornecimento de energia para alguns bairros de Goiânia. A companhia destaca que em 35 minutos recompôs o serviço para 100% dos clientes afetados pelo distúrbio".
Veja quais bairros ficaram sem água
SAA Independência Mansões, de acordo com a Saneago, nesse domingo, 28, houve rompimento de cabo de alta tensão da caixa de Estação de Tratamento de Água Independência Mansões, o que comprometeu o serviço para os seguintes setores:
- Bairro Independência Mansões,
- Bairro Independência,
- Chácara Santa Luzia,
- Cidade Livre,
- Colina Azul,
- Comendador Walmor,
- Conde dos Arcos (parcial),
- Jardim Cristalino,
- Jardim dos Girassóis,
- Jardim Esplanada,
- Jardim Florença,
- Jardim Ipiranga,
- Jardim Monte Cristo,
- Jardim Riviera,
- Loteamento Rio Vermelho,
- Nova Cidade,
- Parque Atalaia,
- Parque Itatiaia,
- Residencial Village Garavelo I e II,
- Setor Andrade Reis,
- Setor dos Estados,
- Setor Fabrício,
- Setor Marista Sul,
- Setor Serra Dourada I, II e III,
- Solar Central Park, e
- Virgínia Parque.
No SAA Tiradentes foi registrado um defeito na rede de energia elétrica e afetou o sistema e deixou sem água os seguintes bairros:
- Boa Esperança,
- Campos Elísios,
- Colonial Sul,
- Jardim Canadá,
- Jardim Itapuã,
- Jardim Nova Veneza,
- Jardim Riviera,
- Jardim Tiradentes I e II, e
- Parque das Nações (parcial).
Leia também:
Saiba se seu bairro ficará sem água em intervenção da Saneago neste fim de semana
Unidade de bombeamento promete ‘vencer a gravidade’ para levar água a reservatórios; entenda

As chuvas de verão são esperadas só em novembro o que pode prejudicar muito a situação das hidrelétricas

A Saneago informou, através de nota, que a normalização total do sistema depende da completa recuperação da rede e dos reservatórios, com carga d’água

Após queda de um reservatório no Campo do Trajano, em Senador Canedo, ao menos quatro casas foram atingidas e 20 mil pessoas estão sem abastecimento de água. Técnicos trabalham para reestruturar a rede de transmissão para que não falte água tratada nas casas que, antes, eram abastecidas pelo reservatório

Titular diz que novas medidas devem impedir crise hídrica em Goiânia neste ano e no próximo, mas faz ressalva: "Problema, agora, é como vamos levar água até Aparecida"

Crise tem provocado inclusive danos políticos para a base política do governador Marconi Perillo